O valor de manter a distância

(Foto: Leonardo Cisneiros)

Como fazer com que os motoristas percebam a necessidade de ter cuidado com os ciclistas?

A Itamaracá, uma das maiores empresas de ônibus do Grande Recife, achou uma solução interessante. A empresa realizou um treinamento prático com os motoristas, colocando-os para pedalar enquanto alguns ônibus passavam ao lado de raspão. A ideia é fazê-los sentir na pele a sensação, a fim de conscientizá-los a respeito da importância de se respeitar o ciclista.

Realizada durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente, a iniciativa foi uma ideia da Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife, fundada em maio deste ano. No treinamento, o ônibus passa a 50 cm dos motoristas, que estão em bicicletas presas ao chão, sem chance perder o equilíbrio e cair – o que acontece frequentemente nas ruas.

O objetivo é melhorar a convivência entre os dois modais, promovendo o respeito entre ambos e evitando acidentes. Veja um dos vídeos em que os motoristas relatam a experiência e entenda a importância de manter a distância de 1,5 m, exigida por lei.

Vale lembrar ainda uma iniciativa bem semelhante, realizada em julho deste ano em Florianópolis. No caso da capital catarinense, o curso envolvia motoristas e ciclistas e, além de atividades práticas, contava com palestras de conscientização. Mas a ideia por trás de ambas é a mesma: um trânsito melhor, independente do modal.

Mais informações e detalhes no post do Vá de Bike.