Mobilidade hoje e amanhã

Mobility: um novo sistema de mobilidade urbana (Foto: MO/Divulgação)

O Mobility, ou simplesmente Mo, é um novo mecanismo de mobilidade urbana desenvolvido na Alemanha que estimula a utilização do transporte sustentável por meio de um sistema de milhas. Isso mesmo. Com as milhas obtidas, os usuários registrados podem alugar bicicletas, comuns ou de carga, carros e até utilizar o transporte coletivo com apenas um cartão – e pagando menos.

Ao optar por um modal de transporte sustentável – bicicleta, ônibus, metrô – você soma momilhas: 3 com a bicicleta, 1 com o transporte coletivo, nenhuma com o carro. Quanto mais momilhas você tiver, menos vai pagar quando for utilizar os serviços cadastrados. Desse modo, se você escolhe usar a bicicleta como meio de transporte, quando eventualmente precisar alugar um carro – para uma viagem de fim de semana, quem sabe – vai poder pagar menos.

Para juntar as milhas, você pode utilizar os veículos Mo ou etiquetar a sua própria bicicleta. Além da rede de transporte público, também estão disponíveis sistemas de compartilhamento de carro e aluguel de bicicletas – estações estão espalhadas em diversos pontos da cidade. O pagamento pela utilização do sistema é feito no final de cada mês.

 

 

O vídeo ajuda a entender melhor o funcionamento do sistema.

O Mo é resultado de uma parceria entre três organizações: aempresa de design LUNAR Europe, a organização ambiental Green City e.V. e a Universidade de Wuppertal. Juntas, lideradas pelo designer industrial Dirk Hessenbruch, as instituições trabalham para mudar o paradigma da mobilidade nas cidades, a fim de torná-las lugares melhores para se viver.

Ande de bicicleta e economize dinheiro. O lema é esse. Com inovação e criatividade, o sistema é uma nova maneira de se pensar a mobilidade urbana – hoje e amanhã.