Rio+: cidadãos e gestores engajados na transformação da cidade

E se os moradores pudessem decidir as mudanças e prioridades de sua cidade?

O Rio+ é um canal de prototipação de soluções inovadoras para a cidade. Unindo ideias de cidadãos, empresas, governo e universidades, o projeto pretende mudar o Rio, transformando-o em uma cidade mais criativa, inteligente e colaborativa.

A iniciativa nasceu de uma parceria entre a Benfeitoria e a Rio Eu Amo Eu Cuido e recentemente a plataforma foi adotada pela Prefeitura do Rio De Janeiro como um dos canais oficiais de participação popular.

Funciona assim

A primeira etapa é a convocação criativa: todos podem participar enviando quantas ideias quiserem. Vale tudo, mesmo que não se saiba exatamente como ou se é possível implementar. São dez temáticas principais: cidadania; comunidades; inclusão; cultura e arte; educação; esporte e lazer; mobilidade; sustentabilidade; praia, praça e parque; e saúde e bem-estar. Também é possível dar uma olhada, pelo site, nas ideias que já foram enviadas – e tem de tudo, desde aplicativos de celular até planos de construção de túneis.

Na segunda etapa é feito um estudo de viabilidade. É o momento em que uma banca de especialistas selecionará as melhores ideias e a equipe do Rio+ é responsável por ir atrás das informações e parcerias necessárias para viabilizá-las.

A hora de votar é na terceira etapa. As melhores ideias dentro de cada temática poderão ser votadas tanto na internet quanto em pontos espalhados pela cidade, e a vencedora de cada categoria será implementada pela prefeitura.

Depois, vêm a realização e, por fim, os resultados. Serão 13 projetos eleitos e viabilizados já em 2014!

O Rio+ coloca em prática a filosofia da cidade participativa e engajada, um dos novos paradigmas para as cidades do futuro. O desenvolvimento social e urbano pensado por gestores e cidadãos de forma conjunta.

Se você quer ajudar a mudar o Rio, essa é uma ótima oportunidade. Basta entrar no site e cadastrar sua ideia.