Por mais saúde, segurança e mobilidade

(Foto: Omar Junior)

Pessoal de POA: no domingo, dia 5, o Sincopeças-RS (Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Rio Grande do Sul) promove, ao longo de toda a tarde, o evento Saúde, Segurança e Mobilidade no Trânsito dos Gaúchos.

A iniciativa, que acontece das 13h às 18h nas proximidades da Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551 – Centro), inclui passeio ciclístico, inspeções veiculares ambientais, exposição fotográfica e sorteio de bicicletas e kits de segurança.

A ideia é promover a participação da sociedade e estimular a reflexão sobre os temas propostos – saúde, segurança e mobilidade. De acordo com o diretor social do Sincopeças-RS, o cuidado com a saúde por conta da emissão de gases poluentes, o conscientização em relação aos acidentes de trânsito causados por falta de manutenção nos veículos e o incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte são algumas das atitudes que o evento pretende incentivar.

Confira a programação:

Passeio ciclístico A partir das 13h, quem quiser participar pode se inscrever nos quiosques do Sesc-RS e do Sincopeças-RS que estarão instalados no estacionamento da Usina. Os 300 primeiros inscritos ganham uma camiseta e todos concorrem no sorteio dos prêmios. A concentração do passeio está prevista para as 15h e a saída para as 16h, com uma hora de duranção. O roteiro tem início na Usina do Gasômetro, com os ciclistas seguindo pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva até o Anfiteatro Pôr-do-Sol e retornando ao Gasômetro.

Inspeção veicular gratuita – Das 13h às 18h, os proprietários de veículos podem realizar a inspeção ambiental de seus carros e receber o comprovante de forma gratuita. Também serão entregues folders educativos sobre a importância da manutenção preventiva – em São Paulo, por exemplo, a vistoria em automóveis a diesel evitou 584 mortes e 1.515 internações em 2011, gerando economia de R$ 160 milhões, de acordo com dados da Universidade de São Paulo (USP).

Exposição fotográfica – Ao lado da área de inspeção veicular, estarão expostos painéis fotográficos de veículos urbanos que emitem gases em excesso e registros de pesquisas da USP sobre os problemas de saúde decorrentes da poluição causada pelos automóveis.