Corredores de ônibus pelo mundo superam a marca dos 300

Já somam 305 os corredores dedicados ao ônibus no mundo inteiro! Presentes em 163 cidades em 38 países, somam um total de 4.256 km de faixas dedicadas para o modal. A atualização foi lançada nesta semana no BRTData.org, um banco de dados que reúne informações sobre BRT e corredores de ônibus no cenário global.

E o corredor de número 300 adicionado ao BRTData.org está numa cidade com quase 820 mil habitantes cuja frota veicular corresponde a um carro para duas pessoas. É o ViveBus, em Chihuahua, no México, que trabalha para solucionar os problemas de mobilidade urbana e de qualidade do ar em função da alta circulação de veículos. O, com extensãode 22km, atende 150 mil usuários por dia.

ViveBus em Chihuahua, México. (Foto: Divulgação)

Além do ViveBus, em Chihuahua, foram adicionados sistemas nas cidades de Las Vegas, San Diego e Waterloo, que fizeram o banco de dados atingir a marca de 305 corredores. Saiba mais.

Fonte: BRTData.org

Sobre o BRTData.org

Lançado há um ano, o site foi desenvolvido a partir de uma parceria entre quatro organizações globais: o Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE); a EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI; a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA). O BRTData.org visa ampliar o acesso da comunidade de transporte sustentável aos dados sobre BRT e corredores de ônibus em operação no mundo. A plataforma fornece um repositório conveniente de dados de uma variedade de fontes, incluindo pesquisadores, órgãos de trânsito, municípios e organizações não governamentais.