Bicicletas antigas são transformadas para ajudar comunidades carentes na Guatemala

Bicicletas são transformadas em máquinas que facilitam as tarefas cotidianas

Elas são chamadas de bicimáquinas. Feitos a partir de peças de bicicletas antigas doadas por outros países, os equipamentos criados pela ONG Maya Pedal estão ajudando a mudar a vida de moradores de comunidades carentes da Guatemala.

Utilizando outros materiais como concreto, madeira ou metal, a ONG transforma as antigas bikes em máquinas que desempenham de uma forma sustentável tarefas que normalmente necessitariam do uso de energia elétrica.

Pedalando nas bicimáquinas é possível moer grãos, coletar água e até descascar legumes. Um quilo e meio de café é moído em um minuto de pedalada, mesmo tempo necessário para tirar cerca de dez galões de água de um poço com 30 metros de profundidade.

Ao facilitar a execução de tarefas cotidianas básicas em comunidades sem acesso à água potável e/ou sem energia elétrica, soluções como essa operam uma mudança significativa no dia a dia e na qualidade vida dos moradores. Inspire-se também:

Para espalhar a iniciativa de sustentabilidade pelo mundo, a Maya Pedal disponibiliza manuais que ensinam o processo de criação de algumas bicimáquinas. Você pode acompanhar mais detalhes do projeto pelo grupo da ONG no Facebook.

Bicimáquinas4

Fotos: Maya Pedal/Reprodução

Fonte: Hypeness