Feliz Dia Mundial Sem Carro!

Por Luísa Zottis e Priscila Kichler Pacheco

Equipe EMBARQ Brasil (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Por que você caminha? Em todo o globo terrestre, pessoas estão se unindo através do movimento The Long Short Walk por uma grande causa: a segurança do pedestre. A iniciativa consiste em reunir caminhadas ao redor do mundo, que serão compiladas em um vídeo alertando para uma conscientização global sobre a questão.

E hoje, no Dia Mundial Sem Carro, a EMBARQ Brasil (produtora deste blog) se juntou ao movimento, que também faz parte da Década de Ação pela Segurança Viária da ONU (Organização das Nações Unidas). Juntos, estamos caminhando por cidades mais saudáveis, seguras, limpas e sustentáveis!

A ideia do movimento é também dar voz ao pedestre, muitas vezes menosprezado pelos condutores, além de atentar para a imprudência, a desinformação e a falta de vias adequadas para a passagem. Caminhar, afinal, é uma das maneiras mais saudáveis e plenas de se conhecer uma cidade: você pode parar, atender o celular, entrar e sair dos lugares sem pensar no estacionamento, ver as pessoas, interagir, conhecer. E mesmo a cidade onde se mora sempre tem algo novo a mostrar. Para viver a cidade, é preciso caminhar.

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

E para caminhar é preciso ser respeitado. Assim, o projeto tem como objetivo chamar a atenção para as pessoas que se deslocam a pé. Por lei, a prioridade é sempre do pedestre, que infelizmente é também o mais vulnerável. Para ter uma ideia da dimensão do problema, só no Brasil 107 mil vidas foram perdidas por atropelamento no período de 2000 a 2010. Essa realidade ainda depende de uma longa caminhada para ser modificada.

Quem escolhe ir a pé escolhe também se inserir na cidade por inteiro, sem a barreira dos vidros de um carro. E quem vai a pé contribui para tornar realidade o que deveria ser natural: uma rua ocupada por pessoas e não por carros.

Porque quanto mais pessoas nas ruas, melhor para a cidade. Incentivar os meios de transporte não motorizados, por meio da implantação de ciclovias e da qualificação dos percursos de pedestres, representa um ganho para a qualidade de vida da população e para a cidade, que vê diminuírem os índices de congestionamentos ao mesmo tempo em que as ruas se tornam mais humanas.

Além de integrar a Década de Ação, a iniciativa é uma homenagem da Campanha Zenani, em memória à Zenani Mandela, 13 anos, bisneta de Nelson Mandela, que perdeu a vida no trânsito.

E você também pode somar forças conosco nesta iniciativa. Para participar do Long Short Walk basta juntar seu grupo de amigos ou colegas de trabalho para uma caminhada, registrar o momento e enviar para o site.

 

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)