Alinhamento estratégico ajuda a definir metas e ações para o BRT de Belém

Cerca de 70 pessoas participaram do evento que ajudou a definir objetivos estratégicos para o BRT de Belém (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Mapear responsabilidades e traçar planos de comunicação e marketing para o desenvolvimento do projeto BRT, além de facilitar aos tomadores de decisão, técnicos, operadores e demais envolvidos a visualização do projeto e do que é preciso para efetivamente concretizá-lo.

Foi com esse objetivo que profissionais e atores envolvidos no desenvolvimento do projeto do BRT de Belém reuniram-se hoje no Alinhamento Estratégico organizado pela EMBARQ Brasil. Zenaldo Coutinho, prefeito da capital paraense, acompanhou o início do evento e ressaltou a importância do projeto para a cidade: “É possível, sim, melhorar muito o trânsito em Belém através do BRT. Basta que nós tenhamos capacidade de imitar os bons exemplos do mundo, de buscar as boas experiências de outras cidades, para fazer esse modelo funcionar de maneira adequada em Belém. O BRT é a esperança para que o nosso trânsito deixe de ser a imobilidade urbana que é hoje”

Uma construção coletiva definiu as metas e expectativas para 2016, quando o BRT de Belém entra em operação. Os participantes contribuíram com o que consideram essencial para o funcionamento do sistema, como a redução no tempo das viagens e a melhora da qualidade dos veículos e do serviço prestado.

Ao longo de todo dia, foram realizadas discussões coletivas que definiram tópicos fundamentais para a execução do projeto, entre eles a importância do alinhamento estratégico, medidas de êxito, estratégias de gestão dos grupos de interesse, delimitação de etapas e prazos e mapeamento dos riscos associados.

Ao final, uma dinâmica de grupo mostrou de forma prática o caminho a ser percorrido para a implantação do BRT. A partir da elaboração de ideias para as diferentes áreas que compõem o projeto e da construção de uma linha do tempo, os participantes tiveram a oportunidade de compreender e visualizar as etapas e ações necessárias para o desenvolvimento e concretização do projeto do BRT em Belém.