Marketing BRT: a imagem do sistema e o papel da imprensa

Durante a tarde, duas palestras e um painel com jornalistas debateram a construção da imagem do sistema e o papel da imprensa no projeto (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Acho totalmente aceitável o jornalista lutar por um bem social e o transporte público é um deles. O que vi aqui no workshop foi um reforço das minhas expectativas em ver um transporte público, rápido, eficiente e menos poluente para Belém.

A frase é Vitor Furtado, do jornal O Liberal. O jornalista participou, ao lado de outros colegas de profissão, do painel que marcou o encerramento do Workshop de Marketing BRT – Como construir confiança no sistema, organizado pela EMBARQ Brasil e AMUB – Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém. O evento reuniu durante toda a quinta-feira cerca de 160 atores envolvidos no projeto do sistema BRT de Belém, em um dia de diálogo e trocas de experiência de marketing.

Lorena Palavecino, diretora de Informação e Comunicação do Sistema de Transporte Público Metropolitano de Santiago, falou sobre a experiência chilena com o BRT da capital, o Transantiago. A diretora destacou a importância da comunicação com público no processo de implantação do sistema: “Temos que falar com todos os públicos, por isso, além das campanhas e aplicativos digitais, colocamos pessoas nas estações para conversar com os usuários e responder às suas dúvidas”.

Marco Chiela, designer e diretor supervisor da Verdi Deisgn, de Porto Alegre, apresentou a palestra Design para a complexidade do BRT BH. Chiela compartilhou com o público presente o processo de construção da identidade visual do Move, nome escolhido para o sistema BRT de Belo Horizonte.

O painel com os jornalistas Nielsen Martins, do SBT; Vitor Furtado, do Jornal O Liberal; Laíse Santos, da TV Liberal; e Antonio Ferro, da Revista Ônibus, foi a última atividade do Workshop. Mediado pelo coordenador de Comunicação da EMBARQ Brasil, Richard Katz, o debate levantou questões chave referentes ao trabalho da mídia no projeto do BRT de Belém. Os jornalistas falaram das principais dificuldades que encontram ao realizar a cobertura de transportes na capital paraense e as perspectivas sobre o novo sistema BRT. “Acredito que o futuro do BRT de Belém será muito positivo. Depois deste evento, percebi que há programação e muita vontade política em realizar o projeto”, destacou Nielsen.

Confira a cobertura completa do Workshop no site da EMBARQ Brasil.