Projeto Diálogo Jovem promove encontros entre jovens e profissionais da área de transportes

O projeto Diálogo Jovem, criado em agosto de 2012 pela área de Responsabilidade Social da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), promove encontros periódicos entre jovens universitários e estudantes da rede pública de ensino e diferentes profissionais da área de transportes. Por meio de dinâmicas participativas, o programa oferece aos jovens uma oportunidade de debater o sistema de transporte.

O encontro mais recente aconteceu no dia 29 de agosto deste ano. Na ocasião, os jovens identificaram e conversaram a respeito dos obstáculos da mobilidade urbana nas cidades brasileiras com representantes do Instituto JCA, do Instituto Pares, do grupo ProPlaneta, da Real Auto Ônibus e do Consórcio BRT. Além das atividades de diálogo e debate, os jovens produzem, realizam e editam vídeos participativos com temas relacionados à mobilidade urbana ou aos sistemas de transporte.

Uma vez que grande parte dos jovens são usuários atuais e futuros do transporte coletivo, além de potenciais formadores de opinião, a necessidade de incluí-los na construção do diálogo a respeito da mobilidade urbana foi o mote para a concepção do projeto. A ideia é promover a troca de ideias, opiniões e experiências, além de registrar sugestões de possíveis aperfeiçoamentos para o sistema de transporte coletivo no país.

Parte do grupo durante a realização do vídeo participativo (Foto: Magno Santos)