Rio de Janeiro é premiado em Londres por projeto socioambiental

A cidade de Londres foi anfitriã, na noite de ontem, da premiação C40 and Siemens City Climate Leadership Awards, que reconhece dez metrópoles engajadas em promover transformações de grande impacto sustentável.

E na categoria Sustainable Communities (comunidades sustentáveis), o grande vencedor foi o projeto brasileiro Morar Carioca, desenvolvido no Rio de Janeiro.

(Foto: reprodução / Blog C40)

O Morar Carioca é focado melhorar a qualidade de vida da população por meio da reurbanização sustentável em favelas do Rio até 2020. O projeto beneficia, ao todo, 68 favelas, com mais 65 moradores, com um investimento de mais de 2,1 bilhões de reais.

O grande objetivo é devolver a comunidade para as pessoas, por meio de pavimentação, acessibilidade, melhoria do espaço público, sem perder o foco na baixa emissão de gás carbônico. Outra meta é realocar, até 2016, todas as famílias que vivem em áreas de risco – até agora, 20 mil já receberam novas moradias. Os projetos são coordenados pela Secretaria Municipal de Habitação do Rio. (Veja o site oficial do Morar Carioca)

A EMBARQ Brasil (produtora deste blog) também desenvolve um projeto de incentivo ao uso da bicicleta nas favelas por meio do Morar Carioca. A equipe, formada também por técnicos das secretarias municipais de Habitação (SMH) e de Meio Ambiente (SMAC)IAB-RJ e Alta Planning vai desenvolver um manual para que isso seja possível.

Terreno que será transformado em campo de futebol como parte do projeto Morar Carioca. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Novas moradias para quem antes vivia em áreas de risco já foram entregues como parte do projeto. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Concorreram ao prêmio as 40 cidades membros do C40, que é uma rede de metrópoles engajadas em reduzir a emissão de gases do efeito estufa por meio de ações locais com impacto global, e do Green City Index, uma iniciativa que analisa e compara o desempenho ambiental das principais cidades do mundo e suas ações para se tornarem mais sustentáveis – e os dados estão disponíveis para consulta no site oficial.

Conheça as cidades vencedoras em cada categoria:

  • Copenhagen (Carbon Measurement & Planning)
  • Melbourne (Energy Efficient Built Environment)
  • Mexico City (Air Quality)
  • Munich (Green Energy)
  • New York City (Adaptation & Resilience)
  • Rio de Janeiro (Sustainable Communities)
  • San Francisco (Waste Management)
  • Singapore (Intelligent City Infrastructure)
  • Tokyo (Finance & Economic Development)

Mas a premiação ainda não acabou. A partir de agora, o júri popular pode escolher mais uma cidade que será vencedora do prêmio “Citizen’s Choice Award”. Escolha sua preferida aqui.