Projeto Vizinhança transforma espaços ociosos em ambientes de arte e cultura

Iniciativa promove diferentes eventos artísticos e estimula a interação entre as pessoas (Foto: Projeto Vizinhança)

Agosto de 2012, Porto Alegre. Uma casa para alugar no bairro Boa Vista é transformada em uma galeria de arte.

Foi a primeira edição do Projeto Vizinhança, que promove a ocupação temporária de espaços ociosos da capital gaúcha com intervenções artístico-culturais. Os eventos efêmeros organizados pelo projeto têm o objetivo de criar novas experiências e promover encontros e trocas de conhecimento entre as pessoas de forma livre. É o conceito da vida de vizinhança levado aos moradores por meio da aproximação com a arte.

A ideia nasceu a partir de reflexões a respeito do cotidiano das pessoas na cidade e pelas relações de vizinhança e identidade que se estabelecem. Márcia Braga e Aline Bueno, idealizadoras do projeto, buscaram estimular a participação coletiva, a convivência entre vizinhos, e a transformação de espaços ociosos em ambientes lúdicos, criativos e informais.

O Projeto Vizinhança teve quatro edições até aqui – a última em junho deste ano. Depois da primeira, descrita no início do texto, quintais, muros e jazz foram o foco das ações do projeto.

Segunda  Edição – Quintais – outubro de 2012: Um jardim abandonado no bairro Petrópolis recebeu atividades variadas como: oficinas, pocket show, refeições coletivas e momentos de encontro entre amigos e vizinhos.

Terceira Edição – Muros – março de 2013: Um grande terreno desocupado no bairro Santa Tereza ganhou vida com a intervenção de diversos artistas.

Quarta Edição – Jazz – junho de 2013: A casa da Dona Ivone Pacheco, diva do jazz porto-alegrense, foi palco de muita música, arte nos muros, dança, teatro, poesia e contação de história.

Se você é de Porto Alegre, pode acompanhar a programação pela página do grupo no Facebook e participar das próximas edições. Se não é, por que não começar algo parecido na sua cidade? Iniciativas inovadoras movem o mundo e as pessoas.

Na quarta edição do projeto, a receita foi jazz (Foto: Projeto Vizinhança)

(Foto: Projeto Vizinhança)