Transporte público para prefeito e políticos de Londres

O icônico ônibus vermelho de Londres. (Foto: Metro Centric)

É tão comum ver carros oficiais do poder público circulando pelas cidades brasileiras que consideramos uma situação normal. De certa forma, esta realidade contribui para a visão de que o transporte público é defasado, uma vez que não serve para os gestores.

Por outro lado, boas práticas em se tratando de transporte coletivo são sempre inspiradoras. E hoje trazemos um grande exemplo sobre como uma cidade pode solucionar os problemas enfrentados com a má qualidade do transporte.

É que em Londres, todos os políticos eleitos ganham vale-transporte e têm obrigação de usar o transporte público. Nem mesmo o serviço de táxi é reembolsado caso as autoridades não comprovem que poderiam ter utilizado uma opção mais barata.

A capital inglesa também conta com um forte sistema de compartilhamento de bicicleta. E o garoto propaganda desta iniciativa não poderia ser ninguém melhor do que… o prefeito! Encontrá-lo pedalando é tão normal que o sistema bike sharing, cujo nome é Barclays, foi apelidado de “Boris Bikes”, já que o nome do prefeito é Boris Johnson.

Não é à toa que Londres é considerada a terceira cidade com o melhor transporte público do mundo, com uma vasta rede de ônibus, trens na superfície e bondes suburbanos, além do maior sistema de metrô.

Você acha que o sistema de transporte brasileiro seria melhor se nossos gestores seguissem este exemplo?

Boris Johnson é frequentemente visto a bordo de uma magrela pelas ruas londrinas. (Foto: reprodução)

As famosas “Boris Bikes”, bicicletas públicas de Londres. (Foto: Morebyless)

Com informações da Época.