Bicis Pela Vida: evento mundial promove a bicicleta como meio de transporte

Dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro e o dia do Bicis Pela Vida. O evento, que acontece em cidades do mundo todo, busca promover a bicicleta como meio de transporte e o respeito aos ciclistas.

Neste ano, a rodada mundial acontece em cidades do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela, Holanda e Polônia. No dia 22, participantes de todas as cidades vão presenteá-las com “linhas da vida” para proteger os ciclistas e sair para pedalar em grupo, de forma respeitosa e organizada, para pedir melhores condições aos ciclistas urbanos.

As ações serão promovidas por grupos de voluntários de cada cidade. A ideia é incentivar a realização de ações criativas que promovam a cultura da bike partindo dos próprios cidadãos. O movimento é horizontal, não possui líderes ou entidades coordenadoras, e servirá apenas como plataforma para centralizar e divulgar as ações por meio de um mapa colaborativo.

O objetivo é que os moradores presenteiem suas cidades. E aí vale tudo, qualquer expressão artística no espaço público, desde que feita com respeito e autorização dos órgãos competentes, caso necessário. Pode ser desde uma bicicleta pintada no muro até uma ciclofaixa desenhada nas ruas da cidade. Aqui você pode incluir a sua iniciativa no mapa.

Criado em Medellín, na Colômbia, o projeto Bicis por la Vida recebeu o prêmio Cycling Visionaries de 2013, durante o Velo City, principal congresso de ciclomobilidade do mundo, realizado entre 11 e 14 de junho em Viena, na Áustria.

E quais são ações propostas pelo movimento?

  • Convidar as pessoas para um passeio de bicicleta;
  • Participar de manifestações artísticas nas ruas da cidade: desenhar “linhas de vida” nas ruas, pintar ciclovias e ciclofaixas cidadãs, símbolos de prioridade ao ciclista ou murais relacionados ao assunto;
  • Ajudar a abrir e gerenciar espaços a serem usados nesse dia como percursos de lazer, para que as pessoas possam utilizar suas bicicletas, patins, patinetes, skates ou caminhar em segurança;
  • Qualquer ação criativa e coletiva que ajude a promover o uso das bicicletas como meio de transporte

Participe! Verifique as atividades registradas na sua cidade (ou crie uma você mesmo) e faça parte do movimento. Bicis pela vida e por cidades melhores para todos!

  • Marcio Nigro

    Priscila, bom dia, estamos organizado junto com vários coletivos a Virada da Mobilidade (viradadamobilidade.com.br) e acho que podíamos juntar forças no dia 22. Conversamos com a Prefeitura para o fechamento da Paulista, e na segunda termos uma resposta. Abs
    Marcio (Caronetas)