Feliz Dia Nacional do Ciclista!

Hoje, 19 de Agosto, é dia de homenagear aqueles que fazem tão bem para o meio ambiente, para as cidades e para si próprios: os ciclistas!

O impacto das pedaladas é tão positivo que, se a bike fosse utilizada por 40% da população como meio de transporte (o que já ocorre em Amsterdã), seriam 400 mil toneladas a menos de monóxido de carbono na atmosfera por ano; e, consequentemente, a mobilidade urbana seria muito mais eficiente.

Para comemorar este dia, o TheCityFix Brasil, que também é fã da magrela, listou alguns dos posts que fizeram mais sucesso entre os leitores – tudo, é claro, sobre a bicicleta. Confira:

 

Os 10 mandamentos do ciclista urbano

A bicicleta é um meio de transporte econômico, sustentável e saudável. Nas grandes cidades, o número de ciclistas urbanos – pessoas que utilizam a bike como principal meio de transporte – aumenta todos os anos. Em Nova York, de acordo com dados da Prefeitura, o número de pessoas que se deslocam de bicicleta na cidade quadruplicou na última década.

Pensando nisso, o site Bike Safe Boston fez um compilado com dez mandamentos para o ciclista urbano, que o TheCityFix Brasil traduziu pra você.

Leia em: http://thecityfixbrasil.com/2013/06/29/os-10-mandamentos-do-ciclista-urbano/

(Foto: José Vásquez Vallejos)

As bicicletas na legislação brasileira

A discussão a respeito da estrutura das cidades brasileiras para acolher as bicicletas, especialmente quando utilizadas como meio de transporte, e não somente para o lazer, está cada vez mais presente na agenda do país, que ainda carece de ciclovias e planejamento para que os ciclistas possam circular com tranquilidade. Mesmo sem a infraestrutura ideal, contudo, muitos brasileiros já utilizam as bikes como meio de transporte – em 2012, a frota nacional de bicicletas era de 75 milhões.

Por isso, o TCFB preparou um post mostrando a legislação referente ao uso da bicicleta no Brasil.

Leia em: http://thecityfixbrasil.com/2013/05/08/as-bicicletas-na-legislacao-brasileira/

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

As melhores cidades do mudo para andar de bicicleta

A Copenhagenize, consultoria de planejamento e marketing especializada em assuntos relacionados ao transporte sobre duas rodas, divulgou a edição de 2013 do ranking das 20 melhores cidades do mundo para andar de bicicleta. Em primeiro lugar, está a capital holandesa, Amsterdã, que, de acordo com o parecer do relatório, destaca-se em todos os critérios e é uma cidade em que a experiência de andar de bicicleta é prazerosa e pode ser aproveitada sem medo.

Veja a lista completa das 20 melhores cidades do mundo para andar de bike em: http://thecityfixbrasil.com/2013/05/03/as-melhores-cidades-do-mundo-para-andar-de-bicicleta/

Ciclistas em Amsterdam (Foto: Copenhagenize Design Co.)

Uma cidade livre de carros é possível

Já pensou em um lugar onde exista uma vaga de bike por habitante? Essa é a realidade de Vauban, bairro de cinco mil moradores na cidade alemã de Friburgo. Além de ter a bicicleta como principal meio de locomoção, os carros foram praticamente banidos.

São 500 km de ciclovias que permeiam todas as ruas de Vauban. Outra alternativa de transporte são os trams, semelhantes a um bonde de superfície. A política da não utilização do carro gerou resultados significativos para o local: cerca de 40% da população optou por não ter veículo próprio.

Leia mais: http://thecityfixbrasil.com/2013/04/22/cidade-livre-de-carros/

Praticamente livre de carros, o bairro Vauban prioriza a bicicleta como meio de transporte. (Foto: Lieven SOETE)

Trem com magrelódromo em cidade alemã

Ninguém segura as bikes, literalmente. Em Stuttgart, na Alemanha, a união do transporte coletivo à bicicleta é realidade, através de uma linha de trem que disponibiliza um vagão especialmente para as magrelas.

magrelódromo oferece uma alternativa a quem utiliza, além do trem, outro transporte para chegar ao destino. Com a opção, atividades como ir ao trabalho ou sair para passear, por exemplo, contribuem uma cidade mais sustentável.

Leia mais: http://thecityfixbrasil.com/2013/04/18/trem-com-magrelodromo-em-cidade-alema/

Vagão aberto possibilita que usuários estacionem as bikes antes da viagem. (Foto: Daniel Sparing)