Friday Fun: Você interage com sua cidade?

Devolver o espaço urbano para as pessoas é devolver a vida para a cidade. E uma infraestrutura convidativa à interação com o cidadão é fundamental para isso.

Algumas cidades pelo mundo estão acrescentando toques de cor e criatividade a lugares dos quais o pedestre geralmente passa longe, principalmente à noite – os túneis e viadutos, que são cinzas, pouco iluminados e mal conservados.

16 milhões de cores

O artista urbano Bill Fitzgobbons deu um banho de luz numa passagem subterrânea da Rua 18 em Birmingham, no Alabama. A área, que conecta o centro da cidade até o bairro Parks e passa pelo Railroad Park, conta agora com 250 lâmpadas LED capazes de reproduzir nada menos do que 16 milhões de cores e frequências diferentes. E o melhor: é tudo para que o pedestre e o ciclista se sintam confiáveis para percorrer o trajeto – e aproveitar o “arco-íris” artificial.

Pétalas de metal

A área pública Speirs Locks em Glasgow, na Escócia, ganhou flores metalizadas sobre um tapete vermelho exclusivo para que pedestres e ciclistas aproveitem ao máximo a passagem sobre a área, que também conecta a parte norte ao centro da cidade.

Fotos por Davi Morris

Sob a ponte em Nova York

Um viaduto em Nova York ganhou, em sua parte inferior, uma espécie de “praça sob a ponte”  – ela conta com área verde e bancos para passar o tempo, jogar uma conversa fora, ou simplesmente apreciar a paisagem do rio no meio urbano.