Nós somos a cidade!

Você já reparou que a cidade é o nosso reflexo? Para onde vamos, é com ela que vamos nos identificar, por ela seremos reconhecidos, e é pra ela que vamos voltar. Por isso é tão importante cuidar e valorizar cada pedacinho dela.

O TheCityFix Brasil acredita que a cidade pertence verdadeiramente às pessoas. Por isso, separamos alguns projetos inspiradores para salvá-la –  por meio da revitalização do espaço urbano.

Parque Minhocão

Um projeto motivador para a capital paulista visa transformar a realidade cinza do famoso Minhocão numa grande área verde de lazer que teria até uma praia artificial. Se virar realidade, o parque vai modificar a cara da cidade e também a vida das pessoas.

O Minhocão, em SP. (Foto: Blog do Milton Jung)

Projeto para o Parque Minhocão. (Imagem: Ciro Miguel e Bruna Canepa – Associação Parque Minhocão)

Piscina pública também está no projeto para o Parque Minhocão.

Praça da Estação

No centro de Belo Horizonte, a Praça da Estação ganhou uma praia. Isso mesmo: o local conta até com cadeiras de praia, guarda-sol e caixas de isopor. A praça tornou-se um espaço de convivência, de movimentos diversos e até de blocos de carnaval.

Banhistas na Praça da Estação. (Foto: reprodução)

TransbayTransit Center

Já imaginou contar com área verde, teatro e centro cultural na estação do transporte coletivo? Essa será a realidade da TransbayTransit, em São Francisco. Só na cobertura, por exemplo, ela contará com um parque de 22 mil m². A construção, preparada para receber pedestres e ciclistas que fazem integração com metrô e ônibus, também será sustentável: a energia será eólicas, a água, reutilizada, e tecnologia geométrica para controle de temperatura.

A maquete do projeto para a nova estação. (Foto: Steve Rhodes)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

High Line

Como já mostramos aqui, uma antiga ferrovia elevada em Nova York foi transformada em um local de convivência graças a uma ação dos moradores locais. O resultado foi a construção do High Line, parque suspenso que atrai milhões de turistas todos os anos e é um dos maiores exemplos de revitalização urbana do mundo. Com 2,3 km de extensão e elevado oito metros acima do chão, o parque estende-se por uma das áreas mais movimentadas de Nova York.

(Foto: Richard Barns)