Missão Russa: delegação conhece o “novo” Maracanã

Com o objetivo de buscar inspiração e aprofundar conhecimentos técnicos para seus projetos de mobilidade, uma comitiva do Governo Russo está em visita a três capitais brasileiras: São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. O grupo que compõe a missão – realizada pelo Banco Mundial com apoio da EMBARQ Brasil – é formado por representantes do Ministério de Transportes da Rússia, pesquisadores e secretários municipais de transporte. Acompanhe os detalhes da visita aqui no TheCityFix Brasil!


Já na fase final de sua missão no Brasil, a delegação do governo russo visitou, na manhã deste sábado (10), um dos estádios de futebol mais emblemáticos do mundo, o Estádio Jornalista Mauro Filho, mundialmente conhecido como Maracanã. A casa do futebol brasileiro foi inaugurada em 1950 e recentemente passou por uma reforma completa para abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014, incluindo a cerimônia de encerramento, e dos Jogos Olímpicos de 2016. Atualmente, o estádio tem capacidade para abrigar cerca de 76 mil pessoas.

Parte do grupo no gramado. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Dentro do projeto, o Governo do Estado teve que cumprir uma série de exigências de segurança, conforto e mobilidade exigidas pela FIFA. A delegação da Rússia, que se prepara para receber a edição de 2018 da Copa do Mundo, explorou o interior do estádio e conheceu o sistema de segurança, arquibancadas, camarotes, salas de imprensa e vestiários. Algumas curiosidades e mudanças no estádio:

  • O projeto arquitetônico vencedor foi o apresentado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro;
  • O campo tem medidas oficiais – 110m x 75m numa área de 186.638m²;
  • Houve o rebaixamento do campo em 1,60m, e a criação da platéia inferior, no 2º andar, extinguindo a antiga “geral”;
  • O Maracanã mede 32 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares. A distância entre o espectador mais distante o centro do campo é de 126 metros;
  • O estádio em seu formato oval, mede 317 metros em seu eixo maior e 279 metros no menor;
  • Foram gastas 7 milhões e 730 mil horas de trabalho ininterruptas para a construção.

O custo total da reforma está estimado em R$ 808,4 milhões e o resultado foi o moderno e novo Maracanã que vemos nas fotos:

 Fotos: Mariana Gil / EMBARQ Brasil