Missão Russa: Delegação conhecerá boas práticas de mobilidade do Brasil

A partir desta segunda-feira (05), o TheCityFix Brasil embarca em mais uma missão para trazer informação e boas práticas de mobilidade urbana para você, leitor! Vamos acompanhar um delegação da Rússia – formada por representantes do Ministério de Transportes, pesquisadores e secretários municipais de transporte – que visita o nosso país em busca de inspiração e troca de conhecimentos técnicos para seus projetos de mobilidade. Assim como o Brasil, a Rússia se prepara para receber grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos de inverno de 2014 e a Copa do Mundo de 2018.

A comitiva desta missão, realizada pelo Banco Mundial com apoio da EMBARQ Brasil, passa por três capitais brasileiras: São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e novas políticas públicas voltadas à mobilidade urbana, as cidades que receberão o grupo destacam-se pelas populosas regiões metropolitanas e recentes investimentos nos sistemas de transporte coletivo.

A delegação russa irá explorar as melhores práticas do Brasil relacionadas à implementação de soluções de transporte sustentável e conhecer sistemas de transporte coletivo que oferecem serviços de alta capacidade, como o BRT TransOeste, no Rio, e o Expresso Tiradentes, em São Paulo. Durante as visitações, serão realizadas reuniões estratégicas junto a autoridades de instituições públicas e privadas ligadas à mobilidade urbana brasileira, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos participantes nas áreas de desenvolvimento, gestão e organização do transporte em escala local. Os tópicos abordados passam por planejamento do uso do solo, integração intermodal, financiamento de grandes investimentos em transporte público – incluindo parcerias público-privadas, gestão de estacionamento e de demanda e preparação para megaeventos.

Nos últimos anos, o transporte urbano tem sido uma prioridade para a Rússia. Atualmente, o governo desenvolve o Projeto Nacional de Melhoria dos Transportes Urbanos (NUTIP), com o objetivo de melhorar a qualidade e as condições de mobilidade e reduzir os impactos negativos gerados pelo transporte, através de investimentos em infraestrutura e melhorias operacionais e tecnológicas.

Ao final da visita ao país, a delegação do Governo Russo participará de um workshop no Rio de Janeiro, dia 12 de agosto, com o objetivo de conhecer a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), vigente desde 2012 em solo brasileiro, que prioriza o transporte coletivo em detrimento do individual, promove a integração entre os modais e incentiva o transporte não motorizado. A lei também exige que municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem seus planos de mobilidade, com participação popular e acessibilidade universal.

Expresso Tiradentes, em SP. (Foto: Ponchini)

A primeira cidade a receber o grupo é a cidade brasileira mais importante do cenário mundial: São Paulo. Acompanhe detalhes sobre a visita da delegação russa ao Brasil, ao longo desta semana, no TheCityFix Brasil!

Saiba mais

Com o objetivo de buscar inspiração e aprofundar conhecimentos técnicos para seus projetos de mobilidade, uma comitiva do Governo Russo está em visita a três capitais brasileiras: São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. O grupo que compõe a missão – realizada pelo Banco Mundialcom apoio da EMBARQ Brasil – é formado por representantes do Ministério de Transportes da Rússia, pesquisadores e secretários municipais de transporte. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e novas políticas públicas voltadas à mobilidade urbana, as cidades que receberão o grupo destacam-se pelas populosas regiões metropolitanas e recentes investimentos nos sistemas de transporte coletivo.

Acesse aqui o relatório completo com propostas de soluções de mobilidade sustentável para a Rússia, publicado este ano pelo Banco Mundial.

A delegação é formada por:

Rússia
• Vladimir Lugovenko, Chefe-adjunto do Departamento de Política Estadual para Automóvel e Transporte Urbano de Passageiros do Ministério dos Transportes
• Marina Zabalueva, Chefe de Comunicação Externa do Diretório de Transportes dos Jogos Olímpicos
• Kirill Lavrenov, Chefe de Serviços do Diretório de Transportes dos Jogos Olímpicos
• Igor Titov, Diretor-geral do Instituto Científico de Pesquisa em Transportes a Motor (NIIAT)
• Nikolay Novikov, Vice-Prefeito e Chefe do Departamento de Transportes, Estradas e Melhoria do Espaço Urbano de Lipetsk Oblast
• Evgeny Lipovich, Vice-Prefeito e Chefe-Adjunto da Administração Municipal em Melhoria do Espaço Urbano, Transportes e Ecologia de Ekaterenburg

Banco Mundial
• Jen JungEun OH, Especialista em Transportes e Desenvolvimento Sustentável
• Evgenia Epaneshnikova, Especialista em Transporte Urbano
• Bernardo Alvim, Especialista em Transportes

EMBARQ Brasil
• Rejane Fernandes, Diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento
• André Jacobsen, Especialista em Transporte Urbano
• Fernanda Boscaini, Gerente de Comunicação