Acessórios sustentáveis para garantir conforto e segurança aos ciclistas urbanos

Quanto mais pessoas descobrem – ou redescobrem – o prazer e os benefícios de andar de bicicleta, mais cresce toda uma indústria dedicada à criação de acessórios ao mesmo tempo tecnológicos e sustentáveis para que a experiência de utilizar as bikes como meio de transporte se torne mais confortável.

O site Inhabitat separou uma lista com seis desses acessórios – úteis e sofisticados – que ajudam o ciclista urbano a pedalar com mais conforto e segurança. Se você gostaria de um pouco mais de tecnologia em suas pedaladas, confira as novidades.

1) Luzes de segurança Rydon Pixio

Para dividir a rua com os carros, é importante que o ciclista esteja visível o tempo todo. E para isso as luzes de segurança são a melhor forma. Essas aqui vêm com um painel solar integrado protegido por um invólucro impermeável. Basta guardar sua bicicleta em uma área ensolarada ou pedalar durante o dia que o painel armazena energia para acender a lâmpada de LED durante a noite. Você nunca mais terá de se preocupar com pilhas.

2) Capacete Carrera

Carregar o capacete ou encontrar um lugar para guardá-lo pode ser um incômodo para muitos ciclistas. Pensando nisso, o pessoal da Carrera criou este modelo, que é dobrável e ainda tem uma pegada de estilo. Os capacetes são feitos de material flexível e se ajustam a todos os tamanhos de cabeça. As peças se encaixam graças ao sistema elástico especial, e quando você tira o capacete elas voltam à posição original, diminuindo o tamanho e a dificuldade de guardá-lo.

3) Gerador de energia Siva Cycle Atom

GPS e aplicativos que calculam rotas e distâncias, presentes nos smartphones, podem ser muito úteis para quem anda de bicicleta. Sem falar na música, que muitos gostam de ouvir enquanto pedalam. Mas ninguém está livre de ficar sem bateria durante o dia. O Siva Cyle Atom é um gerador de energia que, acoplado à bicicleta, coleta energia cinética do movimento de pedalar do ciclista. Assim, ele pode ser usado para carregar uma bateria que será utilizada mais tarde ou carregar seu celular enquanto você pedala.

4) Mochila reciclada Green Guru

Não importa o destino, as chances de você precisar carregar aguma coisa – roupas, materiais d trabalho, comida – são grandes. Mas pendurar sacolas nos guidões não é uma opção segura. Por isso, a Green Guru criou esta mochila, feita de canos reciclados de bicicletas antigas. O modelo, um dos muitos criados pela empresa, é à prova das intempéries do tempo e muito prática.

5) Cycloc

Um dos empecilhos para quem usa a bicicleta como meio de transporte muitas vezes é a falta de lugar para estacioná-la nos estabelecimentos ou mesmo nos prédios residenciais. O kit Cycloc resolve esse problema de forma simple, sustentável estilosa. Criada pelo designer Andrew Lang, a peça permite que você pendure e tranque sua bicicleta em uma parede, tanto na horizontal quanto na vertical. E ainda tem um espaço para você guardar o capacete ou as luvas.

6) Amplificador sonoro Horn Bike

A única coisa que pode deixar um passeio de bicicleta ainda melhor é combiná-lo com suas músicas favoritas. Infelizmente, porém, o trânsito, o vento e outros ruídos urbanos podem dificultar essa experiência. O Horn Bike é uma espécie de alto-falante que, com um case de silicone para encaixar o celular, aumenta o volume da música e facilita a vida do ciclista. Com essa invenção acoplada ao guidão da sua bike, você pode ouvir música, trocar as faixas e até atender ligações, tudo isso sem precisar parar a bicicleta.

Fonte: Inhabitat.com