Plataforma unifica e compara informações urbanas do mundo todo

Lado a lado, cidades do mundo todo têm dados comparados. (Foto: divulgação/ Urban Observatory)

Os avanços da tecnologia digital nos permitem acessar cada vez mais uma série de informações, a qualquer momento, sobre diversos assuntos, na palma da mão. Quando se trata do espaço urbano, no entanto, as ferramentas nem sempre fornecem dados assertivos.

Pensando numa solução global, com foco na comparação de dados sobre as cidades, o criador do TED, Richard Saul Wurman, em parceria com Jon Kamen (Radical Media) e Jack Dangermon (Esri), criou o Urban Observatory.

A plataforma oferece a possibilidade de comparar diversas cidades do mundo em categorias como trabalho, movimento, pessoas, público e sistemas.

O observatório foi lançado fisicamente durante a Esri International User Conference 2013. A instalação ainda vai percorrer algumas cidades ao redor do mundo, mas a plataforma online pode ser acessada a qualquer momento. O mais legal é que qualquer pessoa pode contribuir também com dados de sua cidade.

O Urban Observatory chegou para que todos sejam cidadãos globais de fato, fornecendo e visualizando informações unificadas de qualquer lugar do mundo.