Concurso Internacional de Estudos de Caso em Segurança Viária

A Década de Ação pela Segurança Viária – 2011-2020idealizada pela Comissão Global da ONU para a Segurança no Trânsito, tem como meta diminuir em 50% o número de mortes por acidentes no trânsito, que chegam ainda a 1,3 milhão por ano. As ações orientadas pela Organização estão baseadas em cinco pilares principais: gestão de segurança viária; infraestrutura mais segura e mobilidade; veículos mais seguros; usuários mais conscientes; e atendimento às vítimas.

Universidades e instituições acadêmicas, responsáveis pela formação daqueles que no futuro tomarão decisões técnicas e executivas nas áreas de produção de veículos, urbanização, planejamento de políticas públicas, etc, têm um papel fundamental no cenário. A partir dessa compreensão foi lançado o primeiro Concurso Internacional de Estudos de Caso em Segurança Viária para universidades da América Latina e do Caribe, com apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Promoção da segurança infantil em Curitiba (Foto: Prefeitura Municipal de Curitiba)

Todos são afetados pela segurança viária – e também pela falta dela. Por isso, o concurso busca aproximar instituições e comunidade por meio da promoção dos processos acadêmicos de criação, aprimoramento e aprofundamento do conhecimento na área. A ideia é atrair e estimular propostas que contribuam para melhorar a segurança das pessoas nas ruas.

Podem participar pesquisadores, professores e estudantes de todas as universidades dos 26 países membros do BID na América Latina e no Caribe que tenham como objeto de estudo questões relacionadas à segurança viária. Os trabalhos devem ser apresentados na língua do país de origem, e as inscrições estão abertas até o dia 12 de agosto de 2013.

Serão escolhidos três finalistas que terão seus trabalhos publicados como nota técnica do BID. Além disso, os autores serão convidados a apresentar seus estudos na primeira reunião da Rede de Universidades, nos dias 18 e 19 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.

O concurso é uma iniciativa do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) de Curitiba e do UNITAR (United Nations Institute for Training and Research) e faz parte da promoção da Rede Universitária de Segurança Viária.

Informações

As ruas não são ocupadas somente por carros (Foto: Carsten ten Brink)