EMBARQ anuncia os vencedores da Lee Schipper Memorial Scholarship

Foram anunciados na segunda-feira, dia 8, os dois vencedores da primeira edição da Lee Schipper Memorial Scholarship. Sudhir Gota, da Clean Air Asia, e Fei Li, candidata Ph.D. na NYU Wagner, receberão como prêmio uma bolsa de estudos no valor de 10 mil dólares para financiar suas pesquisas em transporte eficiente e sustentável. Os dois premiados apresentaram propostas inovadoras (veja aqui e aqui) para promover mais sustentabilidade no setor. De acordo com Holger Dalkmann, diretor global da EMBARQ, “elas estão firmemente alinhadas com o trabalho de Lee e são um grande tributo a seu legado”.

A pesquisa de Sudhir tem como foco a utilização do método ASIF – atividade, divisão modal (mode share), intensidade e mix de combustíveis (fuel mix), na sigla em inglês –, criado pelo próprio Lee Schipper para entender os diferentes aspectos do uso da energia no setor de transportes a fim de calcular as emissões de poluentes. No TheCityFix.com, você pode ler uma entrevista com Sudhir Gota, na qual ele fala sobre sua pesquisa e o interesse em transporte sustentável. Já Fei Li desenvolveu uma proposta que avalia e desafia o padrão de estacionamento atual, que prioriza o veículo. Por meio da coleta e análise de dados, o objetivo da pesquisadora é chegar a novas políticas de trânsito, mais eficientes e sustentáveis.

Sudhir Gota

Fei Li

A Lee Schipper Memorial Scholarship é uma homenagem à memória de Schipper, um dos fundadores da rede EMBARQ. Trata-se de uma bolsa internacional para a qual tiveram oportunidade de concorrer participantes de todas as partes do mundo. Ao todo, foram recebidas 114 inscrições de 34 países diferentes, números que a organização estima que aumentem ainda mais nas próximas edições.

A bolsa foi criada em 2012 para dar continuidade às contribuições de Schipper para o diálogo internacional nas áreas de transporte sustentável e eficiência de energia. Músico e astrofísico, ele trabalhou pelo uso eficiente da energia na mobilidade urbana. Especialista na área, Schipper dedicou-se a compreender os desafios sociais, tecnológicos e estruturais do setor, especialmente quando associados aos transportes.

Lee Schipper, um dos fundadores da EMBARQ, dedicou a carreira ao transporte sustentável (Foto: EMBARQ)