Seminário nacional discute a relação entre competitividade e mobilidade urbana

Nos dias 4 e 5 de julho acontece em São Paulo o Seminário Nacional NTU 2013 – Mobilidade sustentável para um Brasil competitivo. O evento é organizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) para incentivar a troca de experiências entre empresas e ampliar o estudo dos principais problemas que afetam o setor da mobilidade urbana no país.

Na edição deste ano, o Seminário debate, entre outros tópicos, os problemas de saúde acarretados por uma mobilidade deficiente. Atualmente, mais de seis milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência de problemas causados pela poluição do ar – e muitas das causas dessas doenças têm relação direta com o modelo urbano adotado. Em entrevista à revista NTU Urbano, o coordenador do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS, o epidemiologista brasileiro Carlos Dora, chama atenção para esse fato e explica que o modelo de urbanização atual, adotado no começo do século 20, está em ampla discussão no mundo: “Há muitos dados disponíveis sobre o impacto de intervenções, em outros setores, na saúde da população. As pessoas precisam ser informadas dos custos sociais e do custo de modelos alternativos”, afirma.

As temáticas propostas na programação, que serão debatidas por especialistas de diversos países, envolvem novas técnicas, produtos e soluções para uma gestão eficiente da mobilidade nas cidades, promover a sustentabilidade e garantir mais qualidade de vida à população.

Nos próximos dias, você acompanha aqui no TheCityFix Brasil e no site da EMBARQ Brasil a cobertura das principais atividades e questões debatidas pelo Seminário.