Universidade Popular da Bicicleta

(Foto: Red de Ciudades por la Bicicleta)

Vem da cidade de Montcada i Reixac, região metropolitana de Barcelona, uma iniciativa inovadora para a mobilidade urbana.

Entre os dias 25 e 28 de julho, a cidade vai ser o palco da UniBici. O evento, com formato de escola de verão e organizado pela Rede de Cidades pela Bicicleta, é a primeira edição da chamada Universidade Popular da Bicicleta.

O inusitado nome é devido ao fato de a atividade trazer informações sobre os benefícios da bicicleta com rigor acadêmico, atentando para o bem estar da população e das cidades e oferecendo novas perspectivas para diferentes públicos. Serão apresentados dados atuais sobre o papel das bikes na dinâmica das cidades, além de informações sobre a tríade mobilidade, ócio e negócio.

O objetivo é realizar um evento ao mesmo tempo lúdico e formativo que impulsione a mobilidade urbana com foco nas bicicletas como solução para as cidades. A UniBici é direcionada a jovens e estudantes que procurem uma formação específica dentro do setor bicicletas, professores que pretendem utilizar ou já utilizam as magrelas como ferramenta pedagógica, empresários que queiram descobrir o potencial desse meio de transporte e mesmo a pessoas em busca de novas oportunidades de trabalho.

Dentro da programação (dê uma olhada), haverá debates sobre transporte sustentável, eficiência da bicicleta, perspectivas de trabalho, turismo e redes sociais, entre outras temáticas. E os participantes também podem fazer apresentações, basta que sejam relacionadas ao assunto e não passem de sete minutos. O e-mail para contato e informações é unibici@ciudadesporlabicicleta.org