NY quer primeiro parque subterrâneo do mundo

Você lembra do High Line, em Nova York? É um parque suspenso construído sobre uma antiga ferrovia abandonada, repleto de espaço verde em meio ao espaço urbano. Agora, os moradores trazem uma nova e ousada proposta de desenvolvimento sustentável para as pessoas: o Low Line, primeiro parque subterrâneo do mundo.

Low Line será parque subterrâneo sustentável. (Foto: divulgação)

Ele será construído na abandonada estação de metrô de Williamsburg. A ideia é que seja um parque de lazer, para passear ou relaxar e também para realização de atividades culturais.

Pensando na estrutura, a dúvida que surge é: se ele é subterrâneo, da onde virá a iluminação natural? Aí vem a parte mais legal: o projeto prevê um sistema de espelhos e cabos de fibra óptica que levam a luz da rua para debaixo da terra, possibilitando o cultivo da vegetação. Além disso, placas de energia solar vão garantir energia limpa.

O projeto será viabilizado pelo sistema de crowdfunding juntamente com a iniciativa pública. Pouquíssimas lojas – a ideia não é transformá-lo em um shopping – também serão alugadas no lugar para garantir a manutenção de custos.

Já imaginou como seria devolver um espaço abandonado para as pessoas da sua cidade? Conte pra gente que lugar você gostaria de ver revitalizado!

Saiba mais sobre o Low Line no vídeo abaixo: