Pegue um livro na próxima parada!

Parada do Livro: livros para empréstimo em pontos de ônibus (Foto: Parada do Livro/Facebook)

Gosta de ler? Que tal pegar um livro emprestado nos pontos de ônibus que você frequenta e ocupar o tempo da viagem com uma leitura? Essa é a proposta do Parada do Livro. Criado pelas universitárias Helena Aranha e Helena Nabuco, o projeto vai espalhar dez estantes recheadas de obras literárias em pontos de ônibus da capital paulista.

O Parada do Livro é mais um exemplo de iniciativa posta em prática graças ao crowdfunding, ferramenta que permite a colaboração financeira espontânea de pessoas interessadas em ajudar. O objetivo é incentivar a leitura no Brasil, já que o hábito ainda não é muito popular por aqui. De acordo com dados da terceira edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil“, feita em 2011 pelo Instituto Pró-Livro, apenas 18% dos brasileiros consideram ler uma atividade prazerosa e o número de não-leitores (pessoas que não leram nenhum um livro nos últimos três meses) passou de 45% para 50% nos últimos quatro anos. Paralelo a isso, o paulistano gasta em média duas horas e meia por dia no trânsito. Então por que não unir o útil ao agradável?

As obras das estantes do Parada do Livro são doadas pelas próprias idealizadoras da iniciativa, mas também por casas de cultura, organizações e pelos próprios passageiros que pegam os livros emprestados. A primeira estante do projeto foi instalada em um ponto da Vila Mariana, depois de uma conversa com a subprefeitura, e as outras nove já estão a caminho.

A possibilidade de os livros não serem devolvidos é considerada pelas organizadoras, mas elas preferem apostar no bom senso dos paulistanos de entender a proposta de compartilhamento das obras, em prol de uma cidade mais leitora. Veja abaixo o vídeo do Parada do Livro, que rendeu às Helenas aproximadamente R$ 5.700 para pôr o projeto em prática.

Gostou da ideia? Acompanhe o projeto, pegue um livro na próxima parada!

Fonte: Super Interessante