Ônibus ganha prioridade na Marginal Tietê

Primeiro dia de operação reduziu tempo de viagem dos usuários. (Foto: Julia Chequer/Folhapress)

O transporte coletivo ganhou uma faixa prioritária numa das mais famosas e congestionadas vias da capital paulista: a Marginal Tietê. Em operação desde a segunda-feira, a pista exclusiva para ônibus beneficiou os usuários: reduziu o tempo de viagem em até 30 minutos, segundo a Folha de S. Paulo, que relata que o trajeto percorrido de carro, no mesmo horário, demorou dez minutos a mais.

A via exclusiva, que totaliza 12 quilômetros, funciona durante os dias úteis nos horários de pico, em trechos entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva (das 6h às 9h, sentido Castello Branco, com percurso de 5 km; das 17h às 20h, sentido Ayrton Senna, com 7,7 km).

Cenas como esta são comuns na Marginal Tietê. (Foto: Agência Estado)

A faixa da Marginal Tietê faz parte da operação Dá Licença Para o Ônibus, que totaliza 58 quilômetros exclusivos para o modal. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), serão 220 quilômetros de faixas exclusivas até o fim deste ano.

O serviço funciona nos horários de pico, em dias de semana, na faixa da direita da pista local, nos dois sentidos, em trechos entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva (das 6h às 9h, sentido Castello Branco, com percurso de 5 km; das 17h às 20h, sentido Ayrton Senna, com 7,7 km).

Fontes: Folha de S. Paulo, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)