A cidade brasileira da bicicleta

Você conhece a cidade brasileira onde cerca de sete em cada dez moradores utilizam a bicicleta como meio de transporte? Estamos falando de Itirapina, em São Paulo, cuja população de bikes é de aproximadamente 10 mil para os cerca de 15 mil habitantes.

Estudantes pedalam até a escola todos os dias. Maioria da população opta pelo transporte. (Foto: Marlon Tavoni / EPTV)

Desde os jovens até os mais velhos optaram pela magrela para ir à escola, para o trabalho e até para o lazer. Em uma reportagem feita pela TV Globo, os usuários elencam as principais vantagens de utilizar o meio de transporte: rapidez, facilidade, economia e praticidade.

Mas nem tudo são flores. Enquanto a maioria dos cidadãos opta pela magrela, dificuldades como falta de estrutura adequada para circular e estacionar e a convivência muitas vezes difícil com carros são os maiores desafios a serem enfrentados.

Mesmo assim, a cultura bike-friendly da população, que desde jovem adota a bicicleta, é motivadora e serve de inspiração para outras cidades. Os benefícios são inúmeros, como mais qualidade do ar, saúde, mobilidade urbana, economia de tempo e dinheiro, além de, claro, muita diversão durante as pedaladas!

Assista à reportagem aqui!