Vencedora da promoção de aniversário do TCFB

Denise Chagas no III Congresso As Melhores Práticas SIBRT na América Latina, em Belo Horizonte

Vencedora da promoção de aniversário do TheCityFix Brasil, Denise Chagas, está participando do  III Congresso As Melhores Práticas SIBRT na América Latina. O evento é palco de grandes discussões sobre o transporte urbano coletivo da América Latina.

São 22 palestrantes internacionais, especialistas em transporte público urbano, com destaque para Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná. Também participam prefeitos das principais cidades brasileiras, como  Curitiba e Belo Horizonte.

Denise, que está acompanhando as discussões de perto, conversou com a nossa equipe sobre o papel da mobilidade urbana na vida das pessoas e do que as cidades precisam para ser mais sustentáveis. Confira a entrevista:

 

TCFB Qual a sua relação com transporte e mobilidade?

DC Acredito que todos que vivem em sociedade têm relação direta com transporte e mobilidade, pois esse é um tema que faz parte de nosso dia a dia. O que nos diferencia é se nos interessamos em saber o que podemos fazer para que seja melhor. Trabalho com pesquisa em segurança viária e acredito que uma mudança positiva depende da nossa participação ativa.

TCFB O que mais gostou no Congresso SIBRT? 

DC A oportunidade de estar presente no Congresso SIBRT está sendo incrível. As palestras e apresentações estão ampliando meu horizonte e permitindo que eu possa compreender ainda mais o papel do trabalho que estou desenvolvendo. Ouvir pessoalmente a palestra do Jaime Lerner mostra que a dedicação ao planejamento com visão de futuro para o bem coletivo das metrópoles passa por mobilidade e transporte publico sustentável e de qualidade.

TCFB Na sua visão, de que uma cidade precisa para ser sustentável?

DC Acredito que a sustentabilidade não pode ser banalizada em ações isoladas, deve se estender as todas as atividades e ações das cidades. Para ser sustentável, é preciso que haja uma visão sistêmica. Nossos sistemas de transporte precisam ser remodelados privilegiando o transporte público e a integração entre modais.

TCFB Qual o papel da mobilidade urbana nas cidades e na vida das pessoas?

DC A mobilidade urbana precisa propiciar igualdade de acesso à população. É fundamental que permita os deslocamentos necessários para o desenvolvimento e crescimento sócio econômico das cidades.

TCFB Notamos que você é uma cidadã engajada. Tem alguma mensagem para os leitores sobre a importância da relação das pessoas com suas cidades?

DC As pessoas fazem parte do sistema e portanto são atores ativos, têm o poder de transformação. É preciso ampliar a consciência de que cada um precisa fazer seu papel com uma visão mais voltada para o coletivo.

TCFB Algo a mais que gostaria de acrescentar?

DC Gostaria de agradecer pela oportunidade de colaborar com a minha opinião. Acho importante buscar o crescimento inteligente e mais humano para as nossas cidades.