Cidades Saudáveis: a valorização do pedestre em Londres

Londres: 800 milhões para a renovação das calçadas. (Foto: The Atlantic Cities)

Para os londrinos, as calçadas são como o “centro da nossa vida diária e econômica”. Por isso, a Prefeitura investiu nos últimos anos cerca de 250 milhões de libras (algo em torno de 800 milhões de reais) para melhorias em 90 ruas principais e estratégicas, além de firmar parcerias com a iniciativa privada e com o comércio local para a revitalização de 600 ruas.”

É com este destaque, que Mara Gabrilli, 43 anos,  publicitária, psicóloga e deputada federal, apresenta em seu blog Direito de Ir e Vir, as mudanças que Londres tem passado nos últimos anos com a valorização do pedestre:

“O escopo da discussão é a criação de políticas públicas e o planejamento de cidades, de modo que favoreçam a mobilidade urbana e a saúde dos cidadãos. Isso porque muitos projetos arquitetônicos e urbanísticos podem ajudar a prevenir doenças. Como?

Segundo pesquisa realizada por um grupo londrino de saúde pública, o transporte de qualidade, aliado a boas calçadas, podem estimular as pessoas a caminharem para seus destinos de trabalho ou educação, e assim favorecer sua saúde. A redução de doenças do coração foi um dos maiores índices alcançados. Mas estudos recentes já mostraram que alguns fatores de risco ligados ao câncer podem ser prevenidos incorporando à rotina uma hora de caminhada diária.

A União Europeia, por exemplo, tem se utilizado muito do conceito de “Health Inequalities” (desigualdades na saúde). Isso significa que, entre grupos, populações ou indivíduos, existem desigualdades em seu estado de saúde que são injustas e podem ser evitadas. Essas diferenças existem por causa de questões sociais, ambientais e econômicas, que podem ampliar o risco de incidência de algumas doenças em populações mais vulneráveis, por falta de ações de prevenção ou mesmo de oportunidades de acesso aos tratamentos corretos. Ou seja, o fator de risco de determinadas patologias está no próprio meio.”

Fonte: Mobilize