Os melhores aplicativos urbanos do mundo

O espaço urbano em Medellín, na Colômbia. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Por Luísa Zottis

O contexto urbano sofre constantes modificações, as quais nem sempre é possível acompanhar, tanto por falta de tempo quanto de conhecimento. Para extrair o melhor que as cidades têm a oferecer, existem inúmeros aplicativos que buscam facilitar a experiência das pessoas com os serviços, órgãos, estabelecimentos e afins.

Em função dessa oferta tão extensa de plataformas, é difícil saber qual é a mais útil. Pensando nisso, o prêmio AppMyCity! irá eleger o melhor aplicativo urbano do mundo. Os três finalistas já foram anunciados, mas o grande vencedor será conhecido no dia 5 de junho, durante o evento New Cities Summit 2013, em São Paulo, realizado pela New Cities Foundation.

Enquanto a data não chega, que tal conhecer os três melhores aplicativos urbanos do mundo?

BuzzJourney (Kfar, Israel)

A ferramenta fornece informações como horário, localização, preço, entre outras funcionalidades, sobre todas as alternativas de transporte urbano sustentável: aluguel de bicicleta, ônibus, trem, táxi e compartilhamento de carros.

Interface do BuzzJourney.

PublicStuff (Nova York, EUA)

Com o lema “Be heard, get stuff fixed”, ele promove a melhoria dos espaços públicos através de solicitações dos usuários via internet. Conectando pessoas, organizações e governos, o aplicativo vislumbra um melhor futuro para o espaço urbano.

Conheça mais sobre ele no vídeo:

Walkability (Délhi, Índia)

O aplicativo visa aumentar o grau de “caminhalidade” dos espaços públicos, ou seja, o quão propícios eles são aos pedestres. A plataforma online fornece informações relevantes que permitem tomadores de decisões, poder público e demais atores envolvidos no processo de políticas públicas e infraestrutura.