Nós somos a mobilidade

(Foto: Copenhagenize Design Company)

Você já pensou em como suas escolhas e atitudes influenciam na dinâmica da cidade em que você vive?

Há um consenso de que o trânsito nas grandes cidades brasileiras está mais complicado a cada dia. O assunto aparece em todas as rodas de conversa enquanto, o tempo perdido em congestionamentos segue aumentando – só em São Paulo, 53% dos motoristas afirmam enfrentar congestionamentos até três vezes por dia, sem contar as horas perdidas no trajeto. Mas o que cada um de nós está fazendo para mudar essa realidade?

A mobilidade urbana, o modo e a velocidade com que nos deslocamos, determina uma parcela significativa de nossas vidas. Da hora de sair de casa de manhã ao restaurante onde vamos almoçar ou o passeio do fim de semana: direta ou indiretamente, tudo considera o meio de deslocamento, a distância e o tempo que vamos levar. E os resultados podem ser vistos nas ruas das cidades, todos os dias.

Sendo assim, por que não fazer uma escolha diferente?

Andar a pé e usar a bicicleta podem ser ótimas opções para driblar o estresse e o tempo perdido no trânsito. Optando por uma dessas alternativas, além de melhorar sua saúde e a dos outros, diminuindo a fumaça e o barulho, você conhece melhor sua cidade. Quem caminha sabe que, mesmo repetindo o trajeto, há sempre um detalhe novo que não havia sido percebido antes.

O transporte coletivo também é uma opção válida: um ônibus ocupa o espaço equivalente a três carros e leva pelo menos dez vezes mais pessoas. Além disso, utilizar o transporte público contribui significativamente para a redução de congestionamentos e da emissão de gases poluentes. Outra alternativa são as caronas. Você já reparou, quando espera o sinal abrir para atravessar uma rua, em quantos carros passam com apenas uma pessoa dentro? E se metade deles fosse ou desse uma carona para o vizinho ou colega de trabalho?

Uma cidade é o reflexo de sua população. São pequenas atitudes individuais que, se somadas e compartilhadas, podem resultar em mudanças grandes. A mobilidade urbana é uma questão de planejamento urbano e políticas de governo, mas também de consciência e escolha pessoal de cada um de nós.

Abaixo, alguns sites com ideias bacanas para a mobilidade: