Rio de Janeiro e BRT Transoeste impressionam delegação chinesa

Equipe chinesa conhece o Rio e se surpreende com a beleza da cidade (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Em uma terça-feira quente e ensolarada, Zhen Sun, Yan Li, Qi Wang, Guiyuan Ran, Yang Yan, Xiaomei Tan e Hongpeng Lei, delegação chinesa que visita o Brasil para conhecer nossas práticas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e sistemas de transporte, conheceram um pouco mais da Cidade Maravilhosa.

Ainda no começo da manhã, deixaram o Leblon rumo ao Centro de Controle Operacional do BRT Transoeste, que opera no Rio de Janeiro desde 0 ano passado. Lá, foram recebidos por Alexandre Castro, diretor do Centro, que explicou detalhadamente o funcionamento do Transoeste. Alexandre chamou a atenção para algumas das principais vantagens do BRT, como o enriquecimento dos terrenos no entorno do corredor, a qualidade do serviço e, especialmente, a redução no tempo gasto com o deslocamento. Por contar com um corredor exclusivo, o sistema garante um ganho de mais de 50% no tempo de viagem. De acordo com medições do CCO, o trajeto da linha Transoeste, que antes levava cerca de duas horas, agora é percorrido em 47 minutos.

Os chineses surpreenderam-se com a eficiência do sistema dentro de uma cidade com as dimensões do Rio. Para eles, o planejamento feito para a implementação do BRT foi crucial para definir a operação do sistema. Alexandre ainda acompanhou o grupo em uma viagem para que pudessem experimentar o sistema e tirar suas próprias conclusões. “É realmente bastante inovador. E rápido, já que tem um espaço exclusivo. Isso facilita o trânsito, gostaria que tivéssemos um desses na China”, comenta Zhen Sun, diretor geral do Departamento de Mudanças Climáticas da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento da China.

Durante a tarde, o grupo conheceu um pouco mais do trânsito e das belas paisagens cariocas, circulando entre a Zona Oeste e a Zona Sul. O calor que ainda faz em maio não foi incômodo para os chineses. No teleférico do Pão de Açúcar, Xiaomei superou o medo de altura para apreciar a capital carioca vista do alto. Impressionados e entusiasmados com a beleza da cidade, eles comentam que, mesmo entre as cidades mais bonitas da China, nenhuma é como o Rio.