Site colaborativo indica estabelecimentos que respeitam ciclistas

Detalhe do site, com os locais que recebem bem os ciclistas, e aqueles que ainda precisam melhorar. O balão indica o local avaliado.

Por João Felipe A. Lança*

Iniciativa pretende incentivar estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e instituições a receberem bem a quem chega de bicicleta

Você que pedala com certeza já deve ter passado por situações constrangedoras com sua magrela. Não consegue estaciona-la com segurança, não deixam que você entre carregando a bicicleta, ou te fazem coloca-la lá onde sobrou um espacinho não usado por um carro.

Pensando nestas situações, surgiu o BikeIt! Uma plataforma colaborativa, sem fins lucrativos, que pretende mapear e avaliar com a ajuda dos ciclistas, como eles estão sendo tratados onde chegam pedalando.

A ideia surgiu em São Paulo em 2012, e rapidamente se difundiu para outras cidades através do ColetivoCRU. Atende hoje, além de São Paulo: Porto Alegre, Brasília, Blumenau, Maringá, Curitiba e Bauru.

O objetivo da plataforma é servir de guia aos ciclistas urbanos que vão de bicicleta a bares, restaurantes, hospitais, farmácias, prédios públicos, museus, faculdades e outros locais.

Além de compartilhar os pontos, o site tem outra interessante proposta. Após avaliar, o estabelecimento, o usuário pode se comunicar com o estabelecimento para melhorar sua conduta, enviando para ele via e-mail o manual “Como ser um lugar BikeIT!”. O download é gratuito no próprio site.

Como funciona o BikeIT!

Através de posts, o usuário do site pode avaliar e divulgar estabelecimentos que oferecem alguma estrutura de estacionamento e atendimento cordial aos ciclistas. No caso de estabelecimentos que não oferecem nenhuma opção de estacionamento ou, ainda, que hostilizam o ciclista por considerar seu veículo um problema, o usuário poderá escrever um post descrevendo o local ou a situação – sempre com critérios objetivos e respeitando os termos de uso do site. No final de cada avaliação, o usuário deverá atribuir um status ao estabelecimento, que podem ser três: APROVADO, REPROVADO ou BIKEIT! (este último significando que o local é um exemplar amigo do ciclista).

Quer saber mais do BikeIt? Quer levar o BikeIt à sua cidade? Acesse: http://www.bikeit.com.br

 

* João Felipe A. Lança é antes de tudo, pedestre, ciclista, motorista e usa o transporte coletivo. Arquiteto e Urbanista, pesquisa os impactos ambientais do transporte em seu mestrado. Trabalha na gestão da mobilidade em Bauru – SP.