Lixeiras inovadoras para educar pessoas

Por Luísa Zottis

Além da poluição do ar e sonora, outro grave problema que grandes cidades enfrentam é o lixo nas ruas. O descarte incorreto torna o espaço urbano mais sujo e desagradável, além de prejudicar o meio ambiente. Pensando em uma solução criativa para incentivar a boa conduta e surpreender as pessoas, Londres começou uma mudança… pelas cestas de lixo!

Notícias no lixo para quem gosta de estar bem informado. A lixeira high-tech, desenvolvida pela empresa Renew, exibe informações de jornais locais e também conta com uma equipe própria de jornalistas. E não para por aí: o cesto mostra, se solicitado pelo seu monitor touchscreen, se há bicicletas disponíveis no sistema de aluguel público.

Ela também é capaz de enviar mensagens para autoridades em caso de emergências de saúde e segurança. São cem lixeiras que ficarão espalhadas por Londres até 2034, podendo se expandir para outros países.

A lixeira high-tech é multiuso: serve para armazenar resíduos, informar e para auxiliar em emergências. (Foto: Divulgação/Renew)

“Lixo feliz”

Outra campanha, realizada pelo movimento Keep Britain Tidy entre 2011 e 2012, contou com 25 lixeiras divertidas. Quando alguém depositava lixo, elas poderiam aplaudir, soltar gracinhas como “aleluia” e até cantar I’m Singing In The Bin (estou cantando na lixeira), uma paródia do filme Cantando na Chuva. Outra surpresa dos cestos falantes foi a fala de celebridades locais em agradecimento à educação.

Lixeira divertida interage com quem joga o lixo. (Foto: reprodução Super Interessante)

A instalação de lixeiras inteligentes e divertidas é uma alternativa inovadora para atrair as pessoas, mas será que é a única alternativa capaz de provocar a conscientização de que um espaço urbano limpo e agradável é fundamental para o bem estar dos cidadãos e para o planeta?

Fontes: SWU, Super Interessante