Amanhã é dia de ir de bike ao trabalho!

10 de maio: Dia de Ir de Bike ao Trabalho (Foto: Bike Anjo)

Com poucas opções de transporte eficiente e de qualidade, os brasileiros, independentemente da maneira como se locomovem, perdem cada vez mais tempo no trânsito. Hoje, um milhão de pessoas passam mais de duas horas no trânsito para ir ao trabalho no Brasil. E São Paulo, a maior cidade do país, perde aproximadamente 33,5 bilhões de reais por ano no trânsito, ou mais 10% do seu PIB. Em um cenário como esse, a bicicleta aparece como uma alternativa eficiente e sustentável para quem deseja se locomover de maneira mais rápida e com saúde.

Não é novidade, porém, que as cidades brasileiras em geral ainda carecem – e muito – de infraestrutura adequada para quem circula de bicicleta. São poucas ciclovias, pouca segurança e pouca ou nenhuma adaptação do trânsito para as magrelas. Fazem-se necessárias atitudes concretas e iniciativas que promovam o uso da bike como meio de transporte. Com esse objetivo em vista será realizado amanhã, 10 de maio, a primeira edição brasileira do Dia de Ir de Bike ao Trabalho. No site do evento, você encontra várias informações e dicas para se deslocar com segurança na sua bike. E, se você ainda não é acostumado a pedalar no trânsito, um manual explica tudo o que é importante saber.

A inspiração da ideia é o Bike To Work Day, que acontece todos os anos em várias partes do mundo para mostrar que a bicicleta é uma opção viável de locomoção para o trabalho. O movimento começou nos Estados Unidos em 1956, organizado pela League of American Bicyclists, e, aqui no Brasil, tem em 2013 seu primeiro ano de ação em âmbito nacional em pareceria com a rede Bike Anjo.

O vídeo abaixo faz parte da campanha do Bike To Work Day que acontece há 19 anos em São Francisco, nos Estados Unidos.

Gostou? Faça parte do movimento, vá de bike ao trabalho amanhã!