Print Friendly, PDF & Email
As melhores cidades do mundo para andar de bicicleta

Ciclistas em Amsterdam (Foto: Copenhagenize Design Co.)

A Copenhagenize, consultoria de planejamento e marketing especializada em assuntos relacionados ao transporte sobre duas rodas, divulgou a edição de 2013 do ranking das 20 melhores cidades do mundo para andar de bicicleta.

Em primeiro lugar, está a capital holandesa, Amsterdã, que, de acordo com o parecer do relatório, destaca-se em todos os critérios e é uma cidade em que a experiência de andar de bicicleta é prazerosa e pode ser aproveitada sem medo.

Veja a lista completa das 20 melhores cidades do mundo para andar de bike:

  1. Amsterdã
  2. Copenhagen
  3. Utrecht
  4. Sevilha
  5. Bordeaux
  6. Nantes
  7. Antwerp
  8. Eindhoven
  9. Malmö
  10. Berlim
  11. Dublin
  12. Tóquio
  13. Munique
  14. Montreal
  15. Nagoya
  16. Rio
  17. Barcelona
  18. Budapeste
  19. Paris
  20. Hamburgo

Ciclovia na praia de Copacabana (Foto: Copenhagenize Design Co.)

Para chegar a essa lista, mais de 100 cidades foram analisadas com base em 13 critérios, entre os quais infraestrutura, amparo legal, programas de aluguel, segurança, políticas, planejamento urbano e trânsito. As vinte escolhidas são cidades em que a bicicleta já é encontrou seu papel como meio de transporte sustentável, econômico e saudável e tem sua posição respeitada nas ruas. São exemplos de como as magrelas podem contribuir para a melhora da qualidade de vida da população, da mobilidade urbana e do meio ambiente, seja em cidades grandes ou pequenas.

 Brasil na lista

Rio de Janeiro, única brasileira do ranking, está em 12º lugar; na edição de 2011, a cidade ficou na 18ª posição. Segundo o relatório, a capital fluminense tem potencial para expandir a rede de ciclovias e aumentar o uso das bikes entre os cariocas.

Print Friendly, PDF & Email

4 Responses to “As melhores cidades do mundo para andar de bicicleta”

Trackbacks/Pingbacks

Add your response