II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: mobilidade é desafio para prefeitos

Essencial para o desenvolvimento das cidades, a mobilidade foi uma das pautas centrais do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, ocorrido entre terça e quinta-feira (23 a 25/04), em Brasília. Organizado pelaFrente Nacional de Prefeitos (FNP), com o apoio do Sebrae e do Governo Federal, o evento reuniu prefeitos e secretários municipais de todo Brasil com o objetivo de discutir formas viáveis para aliar progresso à sustentabilidade em nível local.

Uma das temáticas do encontro foi a discussão sobre os atuais desafios da mobilidade urbana e metropolitana. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil (produtora deste blog), Luis Antonio Lindau, apresentou alternativas possíveis de transporte sustentável, durante o painel “Redes e Integração Modal”, na tarde de quarta-feira, ao lado de Claudio Senna Frederico, da ANTP, e Alexandre Gomide, do Ipea. Cerca de 60 pessoas, entre prefeitos e secretários de mobilidade, participaram da rodada de discussões.

Sala de debates, em Brasília. (Foto: Divulgação)

Houve consenso de que a prioridade deve ser dada ao transporte coletivo sustentável, especialmente ao ônibus e BRT (Bus Rapid Transit), por meio de corredores exclusivos que permitam a circulação sem congestionamentos. “Percebemos que há uma grande vontade, por parte de prefeitos e secretários de mobilidade, em implantar os sistemas de ônibus. Existem muitas obras acontecendo. Porém, também é necessário pensar na parte operacional e na própria licitação do serviço”, destaca Lindau.

Também apresentaram soluções sobre mobilidade o presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos, Ailton Brasiliense; o coordenador do Movimento Nacional pela Democratização no Trânsito, Nazareno Stanislau; o presidente da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Vieira da Cunha, e a jornalista e criadora do projeto Cidades para Pessoas, Natália Garcia.

Além da mobilidade, outros temas como lixo e gestão pública foram discutidos durante os três dias de Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que, nesta edição, apresentou uma programação diversificada com fóruns abertos, arena de diálogos e salas temáticas.

Mais informações e fotos do evento, acesse a página oficial: http://www.emds.fnp.org.br/