Rio: aplicativos facilitam a vida de usuários de transporte público

Moradores e turistas do Rio de Janeiro que optam pelo ônibus como meio de transporte não precisarão mais esperar no ponto sem saber a que horas vão embarcar ou se já o perderam. O Buus, plataforma colaborativa para todos os dispositivos de celular, avisa quando ele vai chegar.

O aplicativo conta com os sistemas GPS dos próprios veículos para informar a localização. Ele também recebe a colaboração dos passageiros para dizer se há lugares vagos.

Além disso, é possível estimar a que horas o ônibus chegará ao destino, já que a plataforma também traz, em tempo real, dados de trânsito fornecidos pela Prefeitura do Rio da Janeiro. O Buus foi o vencedor do concurso Rio Apps 2012, que elege os aplicativos que mais ajudam cidadãos.

Interface do aplicativo Buus, que diz em quanto tempo o ônibus vai chegar.

Já aqueles que preferem o metrô mas nunca têm certeza sobre para onde devem ir ou qual linha pegar,o aplicativo Metrô do Rio de Janeiro, compatível com o sistema Android, conta com mapas de todas as linhas e estações da rede metroviária. Ele permite ao usuário transitar com facilidade dentro dos verdadeiros labirintos que são as estações de metrô.

Que tal trocar o carro particular pelo transporte alternativo e aderir às tecnologias em favor de um trânsito menos congestionado?

Metrô do Rio de Janeiro facilita o deslocamento dos usuários dentro das estações.