Simulador mostra vantagens de utilizar a bike

Por Luísa Zottis

Você, que pedala sempre ou só de vez em quando, tem ideia de quantos gases poluentes deixa de emitir na natureza? Sabe quanto economizaria em carro ou ônibus para fazer o percurso? Aí vai uma boa notícia: agora é possível calcular estes e outros benefícios do uso da bike através de um simulador online.

A ferramenta, desenvolvida pelo Projeto Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é simples. Basta digitar a distância a ser percorrida e quantas vezes por semana usa ou gostaria de utilizar a bicicleta. Além de inúmeras vantagens para a natureza, para a cidade e para o seu bolso, o simulador mostra quantas calorias seriam gastas por ano.

Andar de bike traz vantagens para a natureza, para o corpo e para a cidade, mostra o simulador. (Foto: kreativemilano)

Pensando em quem ainda não incorporou as pedaladas à rotina, o projeto Ciclovida também elaborou a cartilha Pedalando na Cidade, voltada às pessoas que não sabem por onde começar a atividade. De forma divertida e ilustrativa, ela traz as melhores práticas para que o uso da magrela seja seguro, saudável e divertido.

Se você já se empolgou, mas ainda não sabe aonde vai levar sua companheira de duas rodas para dar uma volta, o portal Mobilize tem os mapas da mobilidade urbana em diversas cidades brasileiras.

As iniciativas são mais uma prova de que, além de fazer o bem para o meio ambiente e para o seu corpo, andar de bicicleta é dar um presente para a cidade.