Aplicativo de trânsito em São Paulo mostrará imagens em tempo real

Por Luísa Zotts

Os congestionamentos em São Paulo pioram a mobilidade e a vida de toda a cidade. Não é à toa que oito em cada dez moradores consideram o trânsito ruim ou péssimo, conforme pesquisa realizada em 2012 pela Rede Nossa São Paulo em conjunto com o Ibope. Por isso, a Prefeitura de São Paulo está desenvolvendo um aplicativo de trânsito para tentar tornar a situação menos caótica.

Congestionamento na Av. 23 de Maio em São Paulo. O tempo diário gasto no trânsito paulistano é de, em média, 2h23min. (Foto: Paulo Fehlauer)

O app disponibilizará imagens ao vivo do tráfego, registradas pelas câmeras da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A ideia é que, assim, ambulâncias e bombeiros, por exemplo, consigam fazer um deslocamento mais rápido ao destino.

A plataforma deve ficar pronta em dois anos. Que tal começar a fazer a diferença hoje mesmo, utilizando meios de transporte alternativos, e, até mesmo, outros aparatos tecnológicos que contribuem para uma mobilidade mais eficaz?

Conheça outras opções de aplicativos pela mobilidade:

Olho Vivo

A plataforma permite que o usuário acesse informação em tempo real sobre os ônibus na capital paulista. Utilizando a web, no computador ou celular, é possível saber onde estão os ônibus de diferentes linhas, calcular a velocidade e conferir quanto tempo vai durar o percurso. Para facilitar a visualização, cada veículo, com seu respectivo número, é representado em um mapa.

 

 

TrânsitoCE

O aplicativo disponibiliza, em tempo real, informações sobre o que acontece nas ruas cearenses. De forma colaborativa, os usuários postam ocorrências do trânsito local, formando uma grande rede interativa online.

 

 

PortoVias

O software permite que o usuário, de carro, saiba onde o tráfego está mais intenso e reprogramar seu caminho mesmo na rua, através do sistema de navegação por voz. Disponível para celulares e tablets, as informações são disponibilizadas para usuários nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 

Google Maps em Santiago, Chile

Desde fevereiro deste ano, Santiago conta com um sistema disponibilizado pelo Google, que permite que o usuário escolha as melhores alternativas do transporte público da capital chilena. O aplicativo é uma aliança entre o Ministério dos Transportes e Telecomunicações, a Coordenação Geral de Transportes de Santiago e a Google.

Santiago, Chile. (Foto: Eduardo Zárate)