Antes e depois: vídeo mostra avanços do BRT Transcarioca

por Luísa Zottis

Com as mãos à obra e olho na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, a infraestrutura de transportes no Rio de Janeiro está acelerando a todo vapor. O antes e o depois dos avanços na implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca  foram retratados em vídeo divulgado pelo portal Cidade Olímpica, vinculado à Prefeitura Municipal.

O Transcarioca será o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade, ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, numa faixa segregada de 39 km de extensão. A estimativa é que cerca de 400 mil pessoas sejam beneficiadas diariamente pelo sistema, que vai atender também os bairros de Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos, de acordo com informações do site da EMBARQ Brasil.

Sistema BRT no Rio de Janeiro

O primeiro corredor BRT da capital fluminense em atividade, o BRT Transoeste, funciona desde junho do ano passado. A operação engloba 56 km de extensão e 64 estações, com intervalo entre os ônibus de aproximadamente um minuto e meio. O corredor representa uma mudança na vida dos usuários, reduzindo pela metade o tempo da viagem, além de oferecer mais conforto.

A cidade também passará a contar com os corredores BRT Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil, até o ano de 2016, totalizando 150 km de corredores exclusivos para os ônibus de alta capacidade.

Primeiro corredor BRT do Rio de Janeiro, o Transoeste reduz pela metade a duração da viagem dos usuários. (Foto: Mariana Gil)