Paulistano poderá usar Bilhete Único para pegar bicicleta emprestada

Foto: Circuito Fora do Eixo

Cada dia mais a bicicleta está se tornando parte do cenário paulistano. Preocupada em integrar, definitivamente, a bike como um meio de transporte e não apenas lazer, a prefeitura de São Paulo está planejando licitar um novo sistema de aluguel de bicicletas públicas na capital, totalmente integrado ao Bilhete Único. A ideia é possibilitar que as pessoas utilizem as magrelas para complementar trajetos antes e após o ônibus, sem depender do automóvel.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a prefeitura pretende investir pesado e oferecer uma grande rede de aluguel de bikes. Devem ser instaladas estações por todas as regiões da cidade, com cerca de 50 mil bicicletas à disposição da população. Porém, o modelo ainda está em análise. O secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, não deu prazo para a licitação e nem divulgou custos envolvidos, mas afirmou que o projeto já foi apresentado ao prefeito Fernando Haddad.

Bicicletas para aluguel em SP

Estação do Bike Sampa. (Foto: Bruno Namorato / SM2 Fotografia)

Atualmente, São Paulo já conta com alguns sistemas de aluguel de bicicletas. O Bike Sampa, o maior deles, é patrocinado pelo Itaú, com cerca de 100 estações e mil bicicletas espalhadas pela cidade.

Também é possível encontrar magrelas para empréstimo nos 22 pontos do Nossa Bike, organizado pelo Instituto Parada Vital, desde 2009. São 240 bicicletas disponíveis em 17 estações do metrô e quatro terminais de ônibus.