Porto Alegre ganha dois novos bicicletários no Centro

Novos estacionamentos das bikes na Praça da Alfândega. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Uma boa notícia para os bikers de Porto Alegre! Desde semana passada, a capital gaúcha conta com dois novos bicicletários, localizados em frente ao Santander Cultura, na Praça da Alfândega, coração da cidade. No total são 12 suportes em formato de “U”, que garantem espaço para 24 magrelas. Os estacionamentos foram doados à prefeitura pelo Santander Cultural, que desenvolveu o projeto com auxílio da EMBARQ Brasil (produtora deste blog), por meio de um Termo de Cooperação Técnica.

A ação visa promover o uso da bicicleta no Centro Histórico da cidade que, recentemente, recebeu uma ciclofaixa, na Avenida Sete de Setembro, e estações do BikePoa – o sistema de aluguel de bicicletas públicas de Porto Alegre. Além de estimular o uso do transporte não-motorizado entre os porto-alegrenses, a presença dos ciclistas é um passo importante para o resgate da vitalidade e do convívio social no coração da cidade.

Bicicletários e EMBARQ Brasil

A EMBARQ Brasil tem um compromisso com a promoção do transporte sustentável nas cidades brasileiras. Um de seus projetos é subsidiar com informações e auxílio técnico empresas e instituições que queiram instalar bicicletários (paraciclos).

As propostas de estacionamento de bicicletas apresentadas pela EMBARQ Brasil atendem as normas técnicas exigidas internacionalmente para que o ciclista possa deixar sua bike com segurança e conforto.

Suportes do bicicletário do Mercado Público são em formato de cuia. (Foto: Mariana Gil – EMBARQ Brasil)

Em Porto Alegre, além dos novos bicicletários no Santander Cultural, a organização auxiliou a prefeitura na instalação dos estacionamentos para as magrelas no Largo Glênio Peres, Mercado Público, Panvel (sede Moinhos) e Moinhos Shopping.