Novo aplicativo do Google auxilia usuários de transporte público em Santiago, Chile

Santiago, Chile. (Foto: Eduardo Zárate)

O aplicativo da Google funciona como uma ferramenta de busca inteligente baseada no tempo de viagem e espera das distintas linhas do sistema

Por Fagner Glinski

Desde o início de fevereiro, Santiago conta com um novo sistemas para planejar as viagens que permite aos usuários escolher as melhores alternativas no transporte público da capital chilena, assim como acontece em grandes cidades como Nova Iorque, Londres e São Paulo. Com o sistema, os usuários da Transantiago escolhem e programam as viagens em ônibus e/ou metrô através do Google Maps. Isto é fruto de uma aliança entre o Ministério dos Transportes e Telecomunicações, a Coordenação Geral de Transportes de Santiago e a Google.

“Estamos trabalhando fortemente no desenvolvimento das cidades inteligentes e para que os sistemas de transporte entreguem informação em tempo real aos usuários. Esta ferramenta é fundamental para esse trabalho, pois permite planejar, escolher a melhor alternativa e otimizar o tempo de deslocamento daqueles que utilizam a Transantiago”, destacou o ministro dos Transportes e Telecomunicações, Pedro Pablo Errázuriz.

Atualmente, os usuários já possuem o ícone do transporte público no Google Maps. Anteriormente, apenas as alternativas em carro e caminhando estavam disponíveis.

O aplicativo da Google funciona como uma ferramenta de busca inteligente baseada no tempo de viagem e espera das distintas linhas do sistema, identificando as paradas e mudanças de linha, permitindo ao usuário mapear a melhor alternativa. Outra vantagem do aplicativo é que pode ser usado através do telefone celular.