BRT Transoeste: cuidados diários para garantir qualidade e performance da frota

Ligeirão em manutenção na Viação Jabour. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

A cada 24 horas o BRT Transoeste transporta uma média de 100 mil passageiros. A alta demanda e a frequência intensa de veículos exigem cuidados para que o sistema mantenha sua performance e qualidade de serviço. Por isso, as empresas responsáveis pela operação do BRT carioca  realizam diariamente em suas garagens, manutenção, limpeza e vistoria da frota de ônibus articulados e convencionais, que chega a percorrer 30 mil quilômetros por dia.

Na garagem da Viação Jabour, existem áreas específicas para higienização, pintura, reparos, manutenção e reabastecimento da frota. “Nenhum serviço é terceirizado. Fazemos questão de realizar todas as etapas de manutenção aqui dentro, com nossos funcionários que já estão habituados aos nossos ônibus”, explica Diego Batista, inspetor na Viação Jabour.

Mecânicos avaliam ônibus BRT. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Sustentabilidade

Os ligeirões do Transoeste circulam com diesel S50-B5, dentro dos últimos padrões internacionais, com o aditivo Arla 32 que diminui, substancialmente, os gases nocivos e materiais particulados liberados no ar. A sustentabilidade acompanha outros processos de manutenção na garagem. A água usada para lavar os veículos, por exemplo, é tratada em uma estação interna e reutilizada em outras fases. A tinta azul, característica do Transoeste, é à base de água, o que diminui o impacto ecológico.

Pintura no Ligeirão. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Preocupação com acidentes

O treinamento dos motoristas também é prioridade. “Desenvolvemos uma metodologia com monitores que auxiliam os condutores, além do apoio psicológico”, diz Geórgya Araújo, psicóloga da empresa.

A comunicação entre os motoristas e o centro de operações facilita a operação. Os ônibus são equipados com GPS e a comunicação online, por meio de computadores de bordo, permite contato direto durante as 24 horas de serviço.

  • http://www.facebook.com/lucas.rodriguesdasilva.7564 Lucas Rodrigues da Silva

    Gostei!

  • http://www.facebook.com/cassio.paumgartten Cassio Renato Gomes Paumgartte

    bommmmmmm… eu faço parte dessa conquista….