Porto Alegre recebe 2º Fórum Mundial da Bicicleta

Divulgação

Por Fórum Mundial da Bici

“Pedalar para transformar”. É com este mote que Porto Alegre sedia, pela segunda vez, o Fórum Mundial da Bicicleta, que acontecerá na capital gaúcha entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2013, com atividades centralizadas na Casa de Cultura Mário Quintana.

Dentre os convidados internacionais já confirmados, estão as norte-americanas Caroline Samponaro, da organização nova-iorquina Transportation Alternatives, estabelecida nos EUA desde 1973; Mona Caron, artista plástica residente em São Francisco, EUA, e uma das participantes da Massa Crítica da cidade, que foi convidada a pintar um mural representando a cultura da bicicleta; e a chilena Amarilis Horta Tricallotis, diretora do Centro de Bicicultura, entidade que estimulou a entrada de 1 milhão de novos ciclistas no trânsito de Santiago em seis anos.

O 2º Fórum Mundial da Bicicleta está em fase de preparação, com definição de novos convidados nacionais e internacionais, infraestrutura necessária e o levantamento de custos para a captação financeira via crowdfunding e outros meios populares, como a realização de um leilão de artes. A organização do evento busca manter o caráter horizontal que marcou a primeira edição do Fórum, dando preferência ao financiamento coletivo, o apoio de empresas de pequeno porte e ajudas pontuais, como o empréstimo de equipamentos e estruturas, doação de materiais, entre outros recursos.

Pedalar para transformar

A data para o Fórum Mundial da Bicicleta foi escolhida em virtude da data que marcou o atropelamento intencional que ocorreu contra os participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, em 25 de fevereiro de 2011, gerando manifestações de solidariedade em diversas cidades do mundo e fomentado a discussão sobre a violência no trânsito. O sucesso da primeira edição do Fórum, ocorrida de 23 a 26 de fevereiro de 2012, motivou a realização de sua segunda edição, aprimorando o debate sobre a necessidade de cidades para pessoas e o papel que a bicicleta e outros modais sustentáveis têm como motivadores de transformações urbanas e sociais.

Oficinas e programação paralela

Em fase de preparação, a programação do 2º Fórum Mundial da Bicicleta contará com oficinas autogestionadas, inscritas gratuitamente e tratando de temas relacionados ao universo da bicicleta em todos os seus âmbitos e da mobilidade urbana sustentável. O evento contará também com exposições, mostra de vídeo, passeios guiados e apresentações culturais. Em 22/02/2013, o Fórum se juntará à Massa Crítica Porto Alegre, na bicicletada tradicional da última sexta-feira do mês, com concentração no Largo Zumbi dos Palmares.

Informações gerais

website: http://forummundialdabici.com
e-mail: wbfportoalegre@gmail.com
twitter: https://twitter.com/#!/FMBPOA
facebook: Fórum Mundial da Bicicleta