Inscrições abertas: Programa de Capacitação para Líderes de Planejamento de Mobilidade Urbana

Cidade do México. (Foto: CTS EMBARQ México)

Banco Mundial e o CTSEMBARQ México convidam ao curso de capacitação “Construindo Líderes de Planejamento de Transporte Urbano”, que oferece ferramentas para o planejamento sistemático da mobilidade integrada, gestão de corredores, alternativas de planejamento de transporte público, avaliação de alternativas, instituições e governança, financiamento e parcerias público-privadas; temas-chave que as cidades latino-americanas enfrentam.

O programa faz parte da série “Liderança em Planejamento de Transporte Urbano”, liderada pelo Banco Mundial, que é voltada para o desenvolvimento de estratégias de liderança e conhecimento em planejamento de mobilidade urbana. Será usada uma metodologia prática, fazendo uso extensivo de estudos de casos, exercícios em grupo e visitas de campo – as conexões entre os diversos componentes do sistema de transporte urbano.

O curso intensivo de 7 dias será realizado na Cidade do México, entres os dias 19 e 25 de maio de 2013, precedido por um período de 5 semanas de estudo individual à distância. Os participantes receberão, em 26 de abril, o material de estudo que irá abranger temas que vão desde o uso do solo e o planejamento de transportes até as questões ambientais e sociais relacionadas ao transporte urbano.

O evento é organizado com o apoio do Fundo Consultivo Público-Privado de Infraestrutura (PPIAF) e do Programa de Apoio ao Setor de Gestão de Energia (ESMAP), e se juntam a programas que foram realizados em Cingapura, China, França, Índia e Argentina.

Programa de Mentorado

Como uma continuação do programa de capacitação, haverá a possibilidade de participar do Programa de Mentorado, que estará disponível para os participantes interessados, especialmente para aqueles que estão trabalhando em projetos específicos em suas próprias cidades. O programa de mentorado terá a duração de seis meses, durante os quais um especialista será designado ao projeto. O apoio ocorre por um período de uma hora a cada duas semanas. O mentor será capaz de rever o trabalho e fornecer a orientação necessária e conselhos sobre as tarefas e trabalhos específicos. A participação neste é opcional e terá custo extra.

Perfil do Participante

O programa destina-se a políticos e planejadores do governo em níveis nacional, estadual e municipal, responsáveis por projetos de mobilidade urbana. É também uma excelente oportunidade para um intercâmbio útil com colegas de diferentes cidades e países.

Corpo Docente

  1. Marc Juhel, Especialista de Transporte Banco Mundial
  2. Arturo Ardilla Gómez, Especialista de Transporte Banco Mundial
  3. Thierry Denis Desclos, Especialista de Transporte Banco Mundial
  4. O.P. Agarwal, Especialista de Transporte do Banco Mundial
  5. Ivan Jaques, Diretor da Iniciativa de Cidades com Energias Eficientes, ESMAP.
  6. Dario Hidalgo, Diretor de Pesquisa e Prática da EMBARQ-WRI
  7. Adriana Lobo, Diretora Geral do CTSEMBARQ México
  8. Salvador Herrera, Diretor Adjunto do CTSEMBARQ México
  9. Fernando Paez, Diretor de Transporte do CTSEMBARQ México

O prazo para inscrições é ate o dia 05 de abril de 2013. Para mais informações do programa e como se inscrever, acesse a brochura completa.

Fonte: CTS EMBARQ México