C40 e WRI firmam parceria em busca de soluções de transporte urbano

Soluções passam por investimento em sistemas BRT, como o Transoeste do Rio. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

WRI-Instituto de Recursos Mundiais – liderado pelo seu centro de transporte sustentável, a EMBARQ – e o Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima estabeleceram uma parceria que vai levar adiante a meta comum de redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do transporte urbano. A parceria tem o objetivo de ampliar as soluções e aumentar os esforços em transporte das cidades do C40, relacionados a planejamento urbano sustentável, sistemas BRT (Bus Rapid Transit), e iniciativas de transporte não-motorizado.

Juntas, estas organizações vão enfrentar um setor de transportes que responde por cerca de 13% das emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo.

“Esta nova parceria com a EMBARQ e sua rede global de especialistas em transporte irá acelerar o trabalho que as cidades estão fazendo para implementar sistemas de transporte mais eficientes e eficazes”, disse o presidente do C40 e prefeito de Nova Iorque, Michael R. Bloomberg. “Ao combinar as forças de duas organizações que sabem como fazer, vamos ajudar a fornecer mais opções de transporte que vão nos ajudar a construir um planeta mais sustentável”.

Por mais de dez anos, a EMBARQ catalisou e implementou soluções de transporte sustentáveis para melhorar a qualidade de vida nas cidades, em termos de poluição, saúde pública e segurança. Da mesma forma, o C40 trabalha para implementar soluções inovadoras e replicáveis de transporte que reduzam as emissões de GEE em nível local.

“O prefeito Bloomberg e os líderes de outras cidades do C40 estão empenhados em mudar para um futuro de baixo carbono – e esta parceria irá ajudá-los a chegar lá”, disse Andrew Steer, presidente do WRI. “O mundo da classe média está crescendo e as pessoas estão se deslocando mais do que nunca. Precisamos de pessoas inteligentes e com foco em soluções de transporte que ajudarão a criar cidades melhores e um mundo mais sustentável”.

Bloomberg (esq.) e Dalkmann (dir,). (Foto: WRI)

O C40 e o Instituto de Recursos Mundiais firmaram uma relação de longa data com a assinatura de um Memorando de Entendimento que irá incentivar as duas entidades para colaborar com o seguinte:

  • Apoiar a mitigação das alterações climáticas e as medidas de adaptação, através de políticas de transporte sustentáveis e equitativas nas cidades do C40;
  • Aproveitar a rede ou grupos de trabalho com as cidades do C40 (por exemplo: Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Rede de Bus Rapid Transit), para desenvolver e compartilhar planos de transporte integrado e planejamento de desenvolvimento urbano entre as cidades do C40, e
  • Colaborar para apoiar e promover o desenvolvimento urbano de baixo carbono em cidades do C40, com atenção especial para o transporte rápido por ônibus e o transporte não-motorizado.

A EMBARQ já está trabalhando, efetivamente, nas seguintes cidades do C40: Rio de Janeiro, São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Lima (Perú), Istambul (Turquia), Délhi, Mumbai e Bangalore (Índia).

“Ao combinar nossas redes extensas e profunda capacidade técnica, o C40 e a EMBARQ estão posicionados a fazer uma contribuição significativa para a redução das emissões em nível de cidade e a criar melhores sistemas de transporte”, disse Holger Dalkmann, diretor da EMBARQ. “O prefeito Bloomberg é comprovadamente um líder, que transformou a cidade de Nova Iorque e aumentou a ambição dos prefeitos ao redor do mundo. Agora, precisamos de mais cidades que sigam o exemplo do C40, ampliando soluções de transporte e de baixo carbono que criam um mundo mais saudável e seguro”.

As duas organizações colaboraram no passado. O C40, atualmente, está trabalhando com a organização-pai da EMBARQ, o WRI, para estabelecer um padrão único para a medição das emissões das cidades – o “Global Protocol for Community-scale Greenhouse Gas Emissions”. Além disso, a fundação filantrópica do prefeito Bloomberg, a Bloomberg Philanthropies, também colabora e fornece suporte às atividades internacionais da EMBARQ para qualificar a segurança viária.